quarta-feira, 11 de julho de 2012

DC Comics | Editora ressuscita Raio Negro e Demônio Azul, gerando problemas com criadores!!

Tony Isabella, Dan Mishkin e Gary Cohn - criadores dos personagens - não ficaram muito felizes


Demonio Azul
Demônio Azul
 
Raio Negro
Raio Negro

A DC Comics  anunciou que vai rebootar dois personagens de menor escalão para sua primeira aparição nos Novos 52. Raio Negro e Demônio Azul ganharão versões mais jovens na sua reestreia em DC Comics Presents #13, de outubro.

  Confira ao lado os esboços do desenhista Brett Booth para os personagens.

A ressurreição dos heróis, porém, não deixou seus criadores muito felizes. No caso do Demônio Azul, Dan Mishkin e Gary Cohn, que conceberam o personagem em 1984, reconheceram via Facebook que, apesar de não terem sido convidados ou consultados, até acharam a nova proposta interessante. Os dois, porém, já mencionaram ao Comic Book Resources que não estão felizes com a nova proposta da heroína Ametista, que também criaram nos anos 80.

Já o caso de Raio Negro é mais complicado, pois envolve uma disputa quanto a direitos autorais. O personagem, um dos primeiros heróis negros da DC, foi criado em 1977 por Tony Isabella, que já tinha desenvolvido-o antes de levá-lo à editora. Assim, negociou com a DC um contrato de royalties cada vez que o herói fosse utilizado - com percentuais bem elevados no caso de adaptações para outras mídias. A DC então passou a dividir os royalties entre Isabella e o primeiro desenhista do personagem, Trevor Von Eeden, considerando este co-criador (o que o próprio Eeden nega). Além disso, nos anos 80 a DC inventou o herói Vulcão Negro para o desenho animado Superamigos - personagem muito similar em poderes e aparência, mas que não precisaria pagar royalties a Isabella.

O criador comentou em seu blog que está obviamente indignado com a DC - "que continua a se recusar a honrar o acordo que tem comigo". Ainda não fala, porém, em recorrer a meios jurídicos. O fato do personagem ter sua origem modificada, agora transformado em adolescente, também não deve agradar Isabella.

As novas aventuras dos personagens serão escritas por Marc Andreyko e desenhadas pelo brasileiro Robson Rocha.

Leia mais sobre a DC Comics

omelete.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário