quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exposição A Sombra do Morcego exibe panorama sobre Batman nos cinemas!!

Bonecos, figurinos, cartazes e até coleções de tampinha de refrigerante fazem parte de mostra que acontece no Rio de Janeiro.

Um Batman franzino preso a uma armadura bastante inflexível contra um Coringa fanfarrão e caricato. Ou um Batman combativo e sombrio contra um Coringa hiperviolento e psicótico. Poucos personagens foram transpostos tantas vezes às telonas como os criados por Bob Kane e Bill Finger para os quadrinhos há mais de 70 anos. Os contrastes marcaram a carreira do Homem Morcego nos cinemas. E é com o intuito de resgatar as nuances e peculiaridades presentes ao longo de diversos filmes do ícone da DC Comics, lançados entre 1989 e 2012, que o grupo Batmania Rio organizou a exposição “A Sombra do Morcego”, que foi aberta nesta terça (10), no Rio de Janeiro. A mostra segue até o dia 10 de agosto, com entrada franca. Os horários de visitação estão disponíveis no Facebook do evento.


Os visitantes da mostra encontram, nos dois andares do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, popularmente conhecido como Castelinho, no bairro do Flamengo, inúmeros objetos e materiais alusivos aos filmes dirigidos por Tim Burton, Joel Schumacher e Christopher Nolan. Uma das atrações mais interessantes é a coleção de recortes de jornais com matérias da época de lançamento dos filmes. É possível ler sobre a disputa de oito estrelas de Hollywood pelo papel da Mulher-Gato em “Batman – O Retorno”, de 1992, que acabou indo parar nas mãos de Michelle Pfeiffer (“Sombras da Noite”). Ou sobre a comparação do vilão Charada, interpretado por Jim Carrey (“O Show de Truman”) em “Batman Eternamente”, de 1995, com as drag queens do longa “Priscilla, a Rainha do Deserto”.


Outro ponto forte da mostra é o panorama da intensa estratégia de marketing dos filmes do Homem Morcego. Você sabia, por exemplo, que havia até pirulitos do Batman, com tatuagens de brinde, na época do lançamento do primeiro filme, em 1989? Ou que era possível colecionar tampinhas de refrigerante com imagens dos personagens de “Batman – O Retorno”? Isso sem contar as infindáveis coleções de bonecos, copos, chaveiros e outros gadgets, além de fitas VHS, trilhas sonoras em vinil e CD, edições especiais dos filmes em DVD e até uma extensa amostra de jogos de videogame inspirados pelas produções, para plataformas clássicas como Super Nintendo, Mega Drive e Master System.


Para Diogo Oliveira e Paulo Chacon, integrantes do grupo Batmania Rio, o objetivo da mostra é propor um encontro entre fãs do Homem Morcego de diferentes gerações e resgatar a riqueza do universo do personagem no cinema. A maioria dos materiais em exposição foi reunida a partir do acervo pessoal dos próprios realizadores. “Batman é um ícone tanto da sétima como da nona arte”, define Chacon. Sobre a exclusão de “Batman & Robin”, dirigido por Joel Schumacher em 1997, os organizadores explicam que o longa, frequentemente apontado como um dos piores filmes de todos os tempos, foi rodado às pressas e sob forte pressão da Warner Bros., e por isso em nada acrescenta à mitologia do Homem Morcego.


Em compensação, a mostra já apresenta alguns materiais, como cartazes e reportagens, sobre “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, o aguardado desfecho da trilogia iniciada por Christopher Nolan com “Batman Begins” (2005) e seguida por “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008). A produção estreia no Brasil no próximo dia 27 de julho, uma semana após o lançamento no circuito comercial dos Estados Unidos. O filme é estrelado por Christian Bale (“O Vencedor”) como o milionário Bruce Wayne, alter ego do Homem Morcego, Tom Hardy (“Guerra é Guerra”) como o vilão Bane, e Anne Hathaway (“O Diabo Veste Prada”) como a misteriosa Mulher-Gato, entre outros. A terceira parte da trilogia será exibida com cópia em IMAX em algumas salas.


cinemacomrapadura.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário