terça-feira, 17 de julho de 2012

Você não conhece nada do Stephen King?

 Stephen King o mestre da ficção, fantasia e suspense etc!

Vou começar esse texto reforçando a pergunta do titulo, alguém não conhece nenhuma obra do Stephen King?, para aqueles que não reconhece esse nome Stephen King é um escritor de livros de terror e suspense muito famoso,considerado um dos melhores do gênero.
Mas a pegunta feita não foi sobre o escritor mas sim sobre suas obras e é bem capaz que vocês conheçam alguma delas mas não saiba quem é o criador, por isso eu pretendo fazer uma pequena introdução sobre essas obras e o porque acabei me tornando um grande fã desse excelente escritor e espero que no final do texto eu consiga deixar pelo menos um leitor com a curiosidade de ler alguns de seu livros.
Já viram um filme chamado “Carrie, a estranha” ou o filme “Christine” que conta a historia de um carro que tem vida própria e comete assassinatos, “O Iluminado” com Jack Nicholson, ”A espera de um milagre” com Tom Hanks, “1408” com John Cusack e Samuel L Jackson, e aquela série antiga que passava no SBT “O Vidente”(adorava essa série).
Bem todos esses que citei são baseados em livros ou contos do Stephen King e existem outros filmes e series baseados nos seus livros ou que se inspiraram em suas historias e eu só soube disso depois que li um de seus livros e comecei a pesquisar mas sobre suas obras, desses filmes citados o que eu mas tenho recordação é o “A espera de um milagre” por não ser tao antigo assim e era reprisado exaustivamente e é o único dos que eu citei que não tem terror e suspense na historia , com um foco maior no drama, e “O Vidente” que talvez seja a minha 1ª serie que me despertou o interesse de acompanhar e que até hoje não sei o final. “Christine” era um filme que reprisava direto na TV mas faz um bom tempo que não vejo passando e me lembro vagamente da historia toda por ser muito novo quando o vi, mas foi a primeira vez que realmente fiquei com um pouco de medo de algo sem vida como um carro que podia matar qualquer um que se aproximasse do seu dono e não via a hora do maluco do dono se livrar da maldita Christine.
O único que não vi foi “O Iluminado” mas pelo que eu pesquisei os críticos consideram um dos melhores filme de terror e um dos melhores trabalhos do Jack Nicholson e só pela cara dele nas fotos das cenas do filme já me deixam curiosos para que algum dia eu assista.
Mas esse meu interesse pelo King foi totalmente por acaso, eu fui na biblioteca próxima a minha escola para passar o tempo até a aula de informática a tarde começar e como não tinha muito tempo pra ler resolvi procurar um livro qualquer de terror, já que nunca tinha lido nada do gênero, e peguei o livro “A hora do vampiro”, a cor preta da capa e os titulos dos outros livros publicados pelo escritor me chamou a atenção fora o fato de um dos protagonista se um garoto de 11 ou 12 anos o que fez eu pensar que diabos um garoto vai fazer quando se deparar com o vampiro.
Bem tenho que admitir que o começo não foi lá grande coisa, o escritor parecia querer que o leitor conhece-se todos os personagens e a pequena cidade onde se passa a historia, mas fazia de forma tao minuciosa e detalhada que me fazia pensar que eu conhecia mas sobre a vida do personagem do que ele mesmo, a rotina, suas manias, personalidades e desejos, tudo era passado no texto o que tornava cansativo pois o que eu queria saber é quando a coisa ia pegar fogo, mas quando o mistérios começam a ocorrer e pessoas desaparecem ou adoecem sem mais nem menos você entende o porque desse detalhamento e biografia dos personagens. Eu realmente comecei a me importar com que acontecia com todos eles eu queria saber por que e como cada um morreu ou virou vampiro e nenhuma ação de qualquer um deles era feita sem que eu entendesse o motivo ou a causa pois eu já sabia o que eles eram ou não eram capazes de fazer, eu sentia apreensão a cada pagina que eu virava com o cerco se fechando cada vez mais entre os sobreviventes, e mesmo que o vampiro não tenha aparecido tanto assim pra mim foi a melhor representação de um que já li(apesar de nunca ter lido Drácula e nem o filme original então para mim e a melhor representação de um).
Assim que eu terminei o livro fui atras de outros e li “O Talismã” esse já é uma historia de menos terror e suspense e mais fantasia e foi escrito em conjunto com o escritor Peter Straub, um escritor também famoso no gênero de terror. Depois foi “Tudo é Eventual” esse livro são uma junção de vários contos escritos pelo King no qual a 1º historia tem um final até engraçado mesmo depois de tudo o que o protagonista passa e finalmente o “O pistoleiro” o 1° volume da coleção a Torre Negra que hoje se tornou quase que meu sonho de consumo ter todos os livros, que são 7, que tem uma historia inicial simples, mas que vai crescendo e expandindo a cada livro.
Bem acho que depois de tudo isso que escrevi desse tal King (e acredite eu fui bem econômico se eu desse um de fã mesmo o texto seria o triplo do tamanho) e bem possível que muitos respondam a pergunta inicial com um “sim, eu já vi ou já ouvi falar de uma dessas obras” e como disse antes tem varias outras não citadas que já viraram filme ou que usaram umas das historias como inspiração, e para aqueles que responderem “não, nunca ouvi falar desse cara e nunca vi ou ouvi falar de nenhum desses filmes citados” espero que desperte o interesse de ver alguns desses ou um de seus livros, são vários e são escritos de formas tão diferentes entre eles que a única semelhança, além do escritor e a vontade que o leitor sente de sentir o próximo medo.

portallos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário