O
Super Mario (ou somente Mario para os mais chegados) é um encanador,
tem um jeitão de italiano, um irmão que é praticamente a sua cara e
passa a vida resgatando a princesa Peach das garras do terrível Bowser.
Bem,
essa é a biografia básica de um dos personagens mais famosos da
história dos video games, entretanto, você conhece algum outro detalhe?
Você sabia, por exemplo, que ele já foi brinde de uma rede de
lanchonetes mundial ou, então, que ele tinha um nome completamente
diferente?
Pois
é, há muito mais sobre o Super Mario e os seus games do que você pode
imaginar! Conheça agora alguns segredos e curiosidades deste paciente e
corajoso encanador!
1. Um mero coadjuvante
Muita
gente não sabe, mas a primeira aparição de Mario foi em outro game de
Shigeru Miyamoto: Donkey Kong, um arcade lançado em 1981 e que era,
segundo o desenvolvedor, uma mistura de “Popeye” e “King Kong”.
2. Mario ou Jumpman?
Além
de começar em outro jogo, Mario também não tinha esse nome. Isso mesmo,
a alcunha de batismo do personagem é, na verdade, Jumpman. O nome Mario
surgiu somente depois, quando o game foi levado para os Estados Unidos.
A escolha foi feita como uma “homenagem” ao dono do depósito que
a Nintendo alugava em Redmond, chamado Mario Segale.
3. Um profissional completo: de carpinteiro a encanador!
Se
o nome era outro, a profissão do personagem também era diferente. Isso
porque Jumpman foi apresentado como um carpinteiro, não como encanador. E
depois, ele ainda mandou ver em várias outras profissões ao longo da
sua versátil carreira nos games.
4. Por que ele tem bigode?
Como
na época da criação de Mario o poderio gráfico das máquinas e consoles
era bastante limitado, Miyamoto teve que pensar em uma maneira de criar o
personagem. Por isso, para simplificar o bonequinho, o japonês o
desenhou com um grande boné e um vistoso bigodão.
5. Toad, seu mal educado!
O
Toad é um dos coadjuvantes mais importantes da série, sempre tentando
ajudar na busca pela princesa. Entretanto, no Super Mario Bros., o
pequeno cabeça de cogumelo parece estar fazendo um gesto nada educado
para os gamers. O que é isso Toad?
6. Super Mario no Big Mac
Com
o sucesso do game Super Mario Bros. 3, a gigantesca rede de lanchonetes
McDonald’s lançou uma promoção na qual os gulosos poderiam ganhar de
brinde pequenas miniaturas dos personagens do jogo.
7. Mario não é um “cabeça-dura”!
Ao
contrário do que todo mundo pensa, Mario não quebra tijolos e bônus com
a cabeça. Se você olhar com calma, pode perceber que o personagem pula
com uma das mãos para cima, dando um soco na direção dos itens (em vez
de rachar a cuca).
8. O Super Mario 3 americano é mais fácil?
Há
vários indícios de que houve algumas mudanças para tornar o game mais
fácil em sua versão americana. Entre eles, o fato de que, em algumas
salas que possuem aquele teto com espinhos, a porta fica no canto em vez
de estar posicionada entre as armadilhas — o que acontece na versão
original japonesa.
Além
disso, no lançamento original, se o jogador sofre algum dano dos
inimigos quando transformado, ele volta à sua versão “pequena”. Já na
americana, você somente perde o “superpoder”, mas continua com o Mario
“grande”.
9. Um final mais descontraído
Se
houve mudanças no gameplay quando o Super Mario Bros. 3 foi trazido
para os Estados Unidos, o final também foi alterado. Na versão japonesa,
Peach diz: “Obrigado! Finalmente a paz retornou para o Mundo dos
Cogumelos. Fim!”.
Já
na americana, a princesa é mais ousada e faz uma piada com as aventuras
do Mario durante o game. Ela diz: “Obrigado, mas a nossa princesa está
em outro castelo... Brincadeira Ha Ha! Bye Bye”.
10. Arbustos e nuvens são iguais
Se
você reparar bem nos gráficos de Super Mario, é possível reparar que a
Nintendo “economizou” em alguns traços do game. Preste atenção nos
arbustos e nuvens, por exemplo: o desenho é o mesmo, somente as cores é
que são diferentes. Até mesmo nos jogos mais novos e no Mario Kart isso é
perceptível.
11. O Bowser não sabe atirar
As bolas de fogo dos chefões em Super Mario Bros. são atiradas “invertidas”, com o rastro indo na frente do projétil.
12. Sempre há uma “manha” para você ganhar vidas
Desde
o primeiro Super Mario Bros., há sempre um “jeitinho” para se ganhar um
bom número de vidas. Neste primeiro game, por exemplo, você podia
encurralar um casco no final de uma fase e a cada pancada ganhar uma
nova vida.
No
Super Mario Bros. 3, já na primeira fase, é possível ficar “quicando”
sobre os cascos até chegar ao número máximo de vidas. No Super Mario
World, várias maneiras estão disponíveis, muitas extremamente fáceis.
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