Para a Gree, país será um dos mais importantes mercados até 2015
Imagem do jogo Alien Family
Em fevereiro deste ano, a Gree, empresa japonesa especializada em games e redes sociais, abriu seu escritório em São Paulo.
A plataforma Gree foi lançada por Yoshikazu Tanaka em fevereiro de
2004; o nome vem do conceito “six degrees of separation”, segundo o qual
qualquer pessoa no planeta está separada de outra por, no máximo, seis
outras pessoas.
Além de São Paulo, atualmente, a empresa tem escritórios em Tokyo,
Seul, Pequim, Singapura, Dubai, Vancouver, Londres, Amsterdam e San
Francisco.
Naoki Yamamoto, é o responsável pelo desenvolvimento de negócios na América Latina.
Naoki Yamamoto, da GreeQ&A Gree
Qual é o principal objetivo da Gree no Brasil?
O mercado brasileiro é grande e também está tendo um rápido crescimento. Queremos ter um grande número de usuários desfrutando de nossos jogos. Estamos planejando fornecer não somente jogos japoneses, mas também jogos criados por importantes empresas nos EUA ou na Europa, tais como a Gameloft ou Ubisoft.
O mercado brasileiro é grande e também está tendo um rápido crescimento. Queremos ter um grande número de usuários desfrutando de nossos jogos. Estamos planejando fornecer não somente jogos japoneses, mas também jogos criados por importantes empresas nos EUA ou na Europa, tais como a Gameloft ou Ubisoft.
Quanto aos jogos na América do Sul, estamos preparando o lançamento
de um novo título desenvolvido pela Vostu [desenvolvedora brasileira de
games para redes sociais], mas também gostaríamos de contribuir com a
distribuição de jogos desenvolvidos por outros programadores brasileiros
para o mundo inteiro.
Quais as principais características da plataforma Gree?
Para os usuários, atualmente a Gree está fornecendo jogos para mais de 170 países pela App store e Google Play. Esta escala possibilita que os nossos usuários possam jogar com outros jogadores do mundo inteiro.
Para os usuários, atualmente a Gree está fornecendo jogos para mais de 170 países pela App store e Google Play. Esta escala possibilita que os nossos usuários possam jogar com outros jogadores do mundo inteiro.
Títulos de IP (propriedade intelectual) vão ser distribuídos no
modelo de jogos sociais. Um dos maiores atrativos dos jogos sociais está
na colaboração entre os usuários, tais como “trabalhar em conjunto com
os amigos para vencer um inimigo forte”. Acreditamos que a inclusão de
aspectos sociais nos jogos populares atuais vai torná-los capazes de
produzir novos valores aos usuários atuais e também será mais fácil para
novos usuários se envolver nesses novos jogos.
Para os desenvolvedores, com a utilização do Gree SDK [software
development kit], é possível distribuir facilmente os jogos para 170
países. A plataforma está equipada com uma plenitude de funções sociais a
serem implementadas nos aplicativos. Junto com a plataforma, será
compartilhada toda a experiência e o conhecimento da Gree quanto à
manutenção dos jogos.
Que tipo de estudo foi feito no Brasil para que a Gree decidisse se estabelecer no país?
De acordo com nossa pesquisa, o Brasil será um dos mercados mais importantes do mundo.
De acordo com nossa pesquisa, o Brasil será um dos mercados mais importantes do mundo.
Especificamente, [os estudos abordaram fatores] tais como o tamanho
do mercado de smartphones, o tempo e a frequência das pessoas com o uso
da internet e do social networking, o tamanho do mercado de jogos para
consoles e também estimativas do mercado de jogos móvel, que pode
atingir um tamanho similar ao da Alemanha ou França em 2015. Estas são
as principais razões da nossa decisão de começar o negócio no Brasil.
Comparado
com outros países, como o Japão e os Estados Unidos, qual é a sua
avaliação do mercado brasileiro de jogos para smartphones?
O ranking dos jogos mais populares no Brasil é semelhante ao dos EUA ou Europa. Acreditamos que o Brasil é um país com características multiculturais capazes de entender os jogos estrangeiros. Por outro lado, também esperamos ter muitos jogos com sabor brasileiro e sul-americano em um futuro próximo.
O ranking dos jogos mais populares no Brasil é semelhante ao dos EUA ou Europa. Acreditamos que o Brasil é um país com características multiculturais capazes de entender os jogos estrangeiros. Por outro lado, também esperamos ter muitos jogos com sabor brasileiro e sul-americano em um futuro próximo.
Jogos de parceiros japoneses serão lançados pela Gree no
Brasil? Por exemplo, jogos baseados em personagens como Kamen Rider, e
jogos de empresas como Capcom, Namco e outras.
Sim. Por exemplo, a Gameloft já lançou o título Gang Domination para o mercado brasileiro. Quanto à distribuição, cada desenvolvedor pode escolher os países para localizar os jogos a partir de um leque de 170 países.
Sim. Por exemplo, a Gameloft já lançou o título Gang Domination para o mercado brasileiro. Quanto à distribuição, cada desenvolvedor pode escolher os países para localizar os jogos a partir de um leque de 170 países.
Em relação ao desenvolvimento de games, uma das reclamações
mais comuns de desenvolvedores brasileiros é a falta de oportunidades,
já que as maiores empresas do ramo não montam estúdios no país. A Gree
tem planos de desenvolver games no Brasil?
Queremos considerar a abertura de um estúdio no Brasil, de acordo com as tendências futuras do mercado. Na fase atual, estamos negociando com desenvolvedores brasileiros para a distribuição de seus jogos na plataforma Gree.
Queremos considerar a abertura de um estúdio no Brasil, de acordo com as tendências futuras do mercado. Na fase atual, estamos negociando com desenvolvedores brasileiros para a distribuição de seus jogos na plataforma Gree.
Você acredita que o futuro deste segmento será baseado em dispositivos móveis e conteúdo digital na “nuvem”?
Sim, neste momento, temos muitas aplicações já em utilização pelo público, como aplicações para a leitura de jornais, para verificar comentários no Facebook etc. Acreditamos que a crescente penetração dos smartphones será acelerada ainda mais com o crescimento dessa tendência.
Sim, neste momento, temos muitas aplicações já em utilização pelo público, como aplicações para a leitura de jornais, para verificar comentários no Facebook etc. Acreditamos que a crescente penetração dos smartphones será acelerada ainda mais com o crescimento dessa tendência.
japonesdake.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário