Menino da roça vive uma aventura após ser abduzido por alienígenas.
'Interior para mim é Bauru', diz Gustavo Duarte, que nasceu em SP.
Em Pavor Espaciar, Chico Bento é abduzido por alienígenas (Foto: Divulgação/ Graphic MSP)
Tinha tudo para ser mais uma noite tranquila na Vila Abobrinha. Chico Bento e seu primo Zé Lelé, acompanhados pelo porco Torresmo e pela galinha Giserda, brincavam na casa dos tios. Até que alienígenas mal intencionados aparecem e abduzem o grupo, que se envolverá em várias aventuras até conseguir voltar para casa.
Em uma nova leitura do clássico menino da roça, um cartunista com raízes em Bauru (SP) resolveu mandar o personagem caipira dos quadrinhos mais querido do Brasil para desvendar os mistérios do espaço. Em "Chico Bento: Pavor Espaciar", Gustavo Duarte, de 36 anos, reinterpreta os personagens de Maurício de Sousa mesclando perigo, aventura, suspense e humor com suas experiências na cidade do Centro-Oeste Paulista.
Cartunista é torcedor do Noroeste e fã da cultura do
interior (Foto: Divulgação/Otavio Valle )
interior (Foto: Divulgação/Otavio Valle )
Lançado em agosto na Bienal do Livro Rio, no Rio de Janeiro, o personagem caipira ganhou novos traços e uma história inédita na série de sucesso "GraphicMSP".
“Apesar do Maurício não citar nenhuma cidade nas histórias dos quadrinhos, pensei no Chico Bento assim que me convidaram para participar do projeto em homenagem ao autor. Sei que faria o personagem pela história que tenho de Bauru, que é a minha locação e referência do que é interior", conta o cartunista.
O texto de quarta capa é de Roger Rocha Moreira, fundador, compositor e guitarrista da banda Ultraje a Rigor. Esta é a terceira graphic novel do selo, que já conta com as edições Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth, e Turma da Mônica – Laços, dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.
No livro, Chico Bento é abduzido por extraterrestres
(Foto: Divulgação/ Graphic MSP)
‘Interior é Bauru’(Foto: Divulgação/ Graphic MSP)
Diferentes das outras graphics MSP e dos outros trabalhos de Gustavo Duarte onde seus quadrinhos não possuem falas, a expressividade dos diálogos da história no espaço de Chico Bento é um dos pontos fortes do quadrinho.
“Foi legal substituir o ‘caipirês’ do Chico por uma linguagem mais real como ‘biduzido pelos capeta di otro praneta’, quando ele diz esbaforido”, conta o autor.
Para Duarte, a ideia de mesclar uma aventura com alienígenas surgiu de sua paixão por seres de outros mundos e a troca de experiências na cidade onde cresceu e estudou design.
“No projeto, nossa ideia é homenagear a obra de Maurício, mas com o nosso estilo e falar sobre o espaço é uma coisa que gosto muito. Para mim, falar sobre alienígenas é muito bem-vindo e acredito que muitas lendas do interior têm muito a ver com crenças espaciais”.
Em 2009, na coletânea "MSP 50", Duarte criou outra fisionomia de Chico Bento e ainda chegou a colocar uma camiseta do Noroeste no menino da roça. Nesta edição, a referência continua. “Para mim, interior é Bauru. Já fiz uma versão do Chico com a camisa do meu time do coração, o Noroeste. Só que tudo tinha que ser escondido, mas também cheguei a colocar no desenho uma placa com o nome da cidade”, conta o autor que fará o lançamento do livro na cidade em novembro.
Novo livro deve ser lançado oficialmente em Bauru em novembro (Foto: Divulgação/ Graphic MSP)
g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário