segunda-feira, 3 de junho de 2013

Shingeki no Burajirujin – Attack on Shonen Jump!!

ShingekinoBurajirujin
Yo!
Esta é uma chamada especial à todos os artistas! Bora atender!
Para quem não viu ainda, a Shonen Jump finalmente lançou um concurso internacional para selecionar novos talentos LEIA NO ANIKENKAI. Isso é ótimo, não é? Uma chance de publicar, e ainda na maior revista do mundo? Mas não é só isso.
Quando eu soube disso, fiquei muito contente. Mas logo em seguida, eu tentei olhar fora da caixa, tentei ver além do que significa esse concurso.
A Shonen Jump é uma revista que se fez apostando em novos talentos saídos de seu próprio público leitor. Não é por menos que ela é conhecida como o berço dos maiores profissionais do mercado de mangás. Mas quanto mais o tempo passa, mais os novos talentos do Japão parecem pensar muito “Shonen Jump” e mantém a revista estagnada criativamente. Vez ou outra surgem mentes criativas, mas já ficou claro: Se a Jump não se renovar logo, ela vai sofrer uma queda ainda maior do que no fim da Era de Ouro. 
Some a isso as esperiências bem sucedidas fora do Japão. Coisa impensável até uns dez anos atrás, mas hoje já é uma realidade. A Shonen Jump existe como antologia fora do Japão! E agora ela começou uma espécie de fase dois desse projeto, que é encontrar artistas entre os leitores de suas versões estrangeiras!
Quem me conhece há um pouco mais de tempo, sabe que eu tenho uma amarga experiência com isso, uma ação sem reação. Mas e se tivermos o maior know how do mundo? Ok, agora leia a minha proposta.

O que é?

Um chamado para quem faz quadrinho – no geral, NÃO APENAS MANGÁ – para participar do concurso internacional promovido pela Shonen Jump, revista de maior circulação do mundo (inclusive com recorde no Guiness Book, mantido desde 1995), com a intenção de mostrar o poder criativo brasileiro, o potencial do mercado e dos brasileiros em si para a maior publicadora de mangás do mundo.

Como participar?

Faça sua história dentro da regra deles (veja o site oficial, em inglês)
Serão aceitas 3 (três) línguas: japonês, inglês e chinês.
Os arquivos devem ser gerados no formato JPEG para envio por INTERNET (Não precisa mandar pelo correio)
O formato do arquivo será:
-650dpi – largura 230mm até 260mm. altura 330mm até 360mm
-Arquivos – Formato JPEG, compactados em formato ZIP.
-SOMENTE ROTEIRO – em torno de 100 dpi, com arquivos em JPEG sob o profile RGB. Tamanho aproximadamente de 1200 por 800 pixels.
-Os arquivos PRECISAM ser nomeados somente com caracteres alfanuméricos e COM TRÊS DÍGITOS para o número da página. (ex: testmanga001, testmanga002)
Os vencedores PODEM ser impressos em papel médio (formato japonês), portanto, MANTENHA A ALTA RESOLUÇÃO de seus arquivos.
-Tamanho do manuscrito:
Qualquer número de páginas dentro das opções: 15 páginas, 19 páginas, 31 páginas ou 45 páginas.
-DATA FINAL DE ENVIO
Primeiro de Outubro de 2013.
-Quem vai selecionar?
O corpo editorial da Shueisha, no Japão. O editor chefe da Weekly Shonen Jump, nos EUA. O editor chefe da nova OK! Comic, que vai ser lançada na China. O editor chefe da FORMOSA YOUTH, de Taiwan.
Prêmios?
O grande prêmio receberá 500 mil ienes (algo em torno de 10 mil reais).
Cada língua (japonês, inglês e chinês) terão um ganhador, com um prêmio de 500 mil ienes (algo em torno de 10 mil reais).
A premiação está sujeita a desconto de impostos.
A lista de finalistas sai no site oficial da Shonen Jump (www.shonenjump.com) durante o mês de Novembro de 2013.
O trabalho dos finalistas será mostrado entre Novembro e Dezembro de 2013 no site oficial da Shonen Jump (www.shonenjump.com)

A proposta

Ganhar seria espetacular. Ser mencionado já seria muito bom. Mas isso tudo será mérito pessoal seu. A intenção neste projeto é de ter uma enxurrada de pequenos brasileiros contra a gigante Shonen Jump, mostrando nossa motivação e que temos vontade de ter uma Shonen Jump com material nacional promovida pela própria editora japonesa.
O know how da maior antologia de mangás provendo uma antologia no Brasil? Isso é impossível? Não!

A minha parte

Eu me comprometo a traduzir o manifesto, enviar e mostrar, com a participação massissa de brasileiros no concurso, que existe a possibilidade de ter um material desses no Brasil, e que a Shonen Jump pode fazer parte disso. Esse mesmo manifesto vai ser encaminhado à editoras nacionais que publicam material da Shueisha/Shogakukan (por meio da VIZ MEDIA).
Além disso, eu mesmo participarei do concurso, junto com meu parceiro de longa data, Carlos Sneak e provavelmente gerenciando outros projetos.

A sua parte

Dar o melhor de si. Você tem 4 (QUATRO) meses para fazer sua história. Gerencie seu tempo, crie suas metas e faça uma história vencedora. Lembre-se que os critérios da Shonen Jump são cinco: Roteiro, Arte, Organização, Criatividade e Personagem. Se você for muito bom em duas categorias dessas, você já tem grandes chances. Se você não tem tanto talento, concentre-se apenas em ter dois pontos afiadíssimos.
Mande tudo de acordo com as regras até o última dia de Setembro. Por quê? A data limite é dia Primeiro de Outubro, mas se for pelo horário japonês, você pode perder o prazo por uma questão simples como o fuso horário. Não corra riscos. Mande até um dia antes.
Se você simpatiza com este manifesto, ajude a espalhar não só com quem faz mangá, mas com todos que fazem quadrinhos no Brasil. E comente, critique, crie seus grupos de estudo. Se participar, deixe sua mensagem aqui nos comentários, quanto mais nomes houverem, mais incentivo terão os interessados e com isso, mais participantes teremos.

E mais do que tudo, divirta-se. Os quadrinhos são diversão!

Por que eu escolhi esse nome? Shingeki no Kyojin foi um mangá que a Jump não apostou por não ser “Shonen Jump”. LEIA MAIS AQUI É um nome que remete ao erro de não olhar além, de não se aventurar. E é algo que eu pensei “Quero que eles pensem nisso”. E também pelo sentido. A tradução oficial ficou “Attack on Titan”, mas se me permitem uma tradução mais livre, eu usaria “Gigante Sangue Nos Zóios”. E é essa a postura do manifesto, um ataque de guerrilha, com mais coragem e força de vontade do que hesitação e perseverança. Às vezes, nós temos que agir antes.
Se você concorda comigo, espalhe esse post e coloque uma mensagem para o resto de nossa Equipe de Reconhecimento. Se você quer fazer parte, faça sua história, pode ser apenas roteiro esboçado, pode ser material completo, não importa. Você não precisa mostrar nada aqui, só deixe sua mensagem dizendo “Eu vou participar”. Talvez você ache pouco, mas só isso já pode ser o incentivo para dar “sangue nos zóios” de mais um desbravador. E não se esqueça! NÃO PRECISA SER MANGÁ!!
Bora derrubar uma muralha e partir pra cima do gigante?

genkidama

Nenhum comentário:

Postar um comentário