E se o NES pudesse liberar toda a sua paleta de cores sem limite algum? Será que teria alterado a vida próspera do aparelho? Ofuscaria um pouco a geração 16-bits? Nem tem como a gente saber, mas é uma ideia curiosa a se pensar.
Cê sabe o que é isso aqui?
Essa é a paleta de cores total do Nintendinho 8-bits. Tecnicamente ela tinha 64 cores, mas 9 delas são pretas e tem ainda 2 tons de cinza que parecem muito iguais a outras cores… então vamos dizer que ele tinha uma paleta não oficial de 54 cores.
Bem, 54 cores não parece lá grandes coisas, especialmente quando você compara com as 32.768 cores diferentes disponíveis no Super Nintendo, ou até mesmo com as 512 do Mega Drive. Mas paleta de cores nem era o problema principal de como os sprites apareciam no NES, seu verdadeiro limite é não poder usar toda a sua paleta de cores ao mesmo tempo.
O NES tinha sprites de 4 cores, sendo uma dessas cores sempre transparente. Então, a menos que você estivesse usando o fundo para passar outra cor pelas camadas dos sprites em cima dela, como eles faziam com o rosto do Mega Man, você estava limitado a apenas 3 cores. Mas e se você não tivesse esse limite?
Isso é o que eu quero demonstrar com os exemplos abaixo. Repare que todas as cores usadas nesses exemplos estão disponíveis no Nintendinho, e eu tentei não alterar a intenção original dos sprites, só dar a eles cores e/ou sombreamentos adicionais.
Só pra explicar, eu não estou dizendo que o o que foi lançado no NES não era impressionante, só sugerindo que poderia ter sido ainda mais foda se os desenvolvedores pudessem usar toda sua paleta de cores a qualquer hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário