A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 221 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.
Por não se tratar de uma estrutura única, as características da Grande Muralha variam de acordo com a região em que os diferentes trechos estão construídos. Devido a diferenças de materiais, condições de relevo, projetos e técnicas de construção, e mesmo da situação militar vivida por cada dinastia, os trechos da muralha apresentam variações.
É Possível ver a Muralha do Espaço?
Ela é estreita demais para ser visível a olho nu, mesmo que o observador esteja na órbita mais baixa da Terra. EM 1972, o astronauta americano Gene Gernan voltou da missão Apollo 17 dizendo que, em órbita a 320 quilômetors da Yterra, tinha visto a Muralha da China. Ele confirmava assim, uma especulação qie já era muito popular, antes mesmo dos primeiros vôos espaciais.
Num livro chamado Maravilhas do Mundo, de 1938, o aventureiro Richard Halliburton escreveu: "astrônomos afirmam que a Grande Muralha da China é a única obra do homem que pode ser vista do espaço". Ironicamente, foi um chinês que desmentiu essa história. Em 2003, o astronauta Yang Liwei embarcou na espaçonave Shenzhou 5 para dar 14 voltas ao redor do planeta.
Lá de cima, ele procurou bastante, mas não avistou a muralha. A saia justa foi tamanha que o governo chinês viu-se obrigadoo a retirar das cartilhas escolares a informação disseminada anteriormente. A verdade é que a muralha não pode ser vista do espaço a olho nu, ainda que o observador esteja na órbita mais baixa da Terra.
Ela é muito estreita e foi construída com blocos de perda cuja cor se assemelha à do solo. Astronautas como Gene Cernam, que viram a muralha lá do alto, precisaram de instrumentos ópticos para isso. Fotografá-la, por exemplo, só é possível com teleobjetivas poderosas. E mais: usando esse recurso, outras tantas obras feitas pelo homem também passam a ser visíveis.
Fonte: Revista 57 Grandes Mitos Que a Super Desmente./
puxandoapalha
Nenhum comentário:
Postar um comentário