Segue abaixo uma agenda de trabalho que achei casualmente na internet.
Ela mostra como é a semana de um mangáka (desenhista de mangá) da
revista semanal japonesa Shounen Jump, o Hiroshi Shiibashi, autor de
Nurarihyon no Mago. Seu desenho é um dos mais detalhistas e trabalhados
que já passou na Jump, e por isso ele precisa trabalhar tanto! Ele é um
workaholic assumido, mas mostra até que ponto um mangáka precisa "dar o
sangue" pelo seu emprego. Por força de contrato, o autor precisa
desenhar de 25 a 30 páginas por semana em média , mais ilustrações
avulsas e algumas páginas coloridas eventuais. Examine-a com atenção e
depois dela continuamos esta conversa. Tenho certeza que muitos fãs e
principalmente desenhistas amadores, que sonham em "desenhar mangá no
Japão", ficarão chocados! Eu a traduzi para melhor entendimento de
todos. E por favor, quem for utilizá-la em trabalhos escolares ou em
outros sites/blogs, que faça a gentileza de citar de onde retirou esta
versão traduzida!
Depois de analisar bem esta planilha, alguém aí ainda alimenta a ilusão de que desenhar no Japão é "moleza" e que vai "ficar rico e famoso"? Notou que o mangáka trabalha como um cavalo de segunda a segunda, sem um único dia de descanso e tem apenas três horas de lazer por semana? Este ritmo de trabalho intenso, que aqui no Brasil seria considerado até desumano, é a rotina de vários mangákas no Japão! Porque ao contrário do que muitos fãs e desenhistas amadores pensam, desenhar uma média de 25 páginas por semana não é nada fácil! Não sei quem foi o imbecil que começou isso, mas aqui no Brasil se convencionou que "desenhar é fácil" ou "desenhar é uma brincadeira". Notícia para vocês, desinformados: desenhar não é nada fácil e muito menos rápido! Cada detalhezinho que se vê numa página de quadrinhos toma tempo para ser feito, e exige atenção e concentração do desenhista - e para se conseguir um bom resultado, desenhar "rápido" está fora de cogitação.
Os ganhos dos mangákas são altos, é verdade, mas como vocês devem ter
notado, não resta muito tempo para desfrutar do dinheiro e "fama" que
conquistam a duras penas. Ele é, literalmente, um prisioneiro de seu
próprio sucesso. Não é à toa que vez ou outra temos notícias de mangákas
que pararam de publicar por "problemas de saúde" como Takahashi Rumiko
(Ramna 1/2 e Inuyasha) que teve ulcera estomacal, ou Mokona Apapa do
grupo CLAMP, que está afastada há quase um ano por problemas na
coluna... Mesmo em seus momentos de lazer, os mangákas não deixam de ser
controlados. Toriyama Akira (Dragon Ball) por exemplo, na época que
desenhava as lutas épicas de Goku, era proibido de viajar de avião em
seu contrato editorial! Afinal, a Shueisha não podia arriscar de forma
alguma perder a sua "galinha dos ovos de ouro".
E agora, uma dose de realidade cruel para os que ainda acham que vão
conseguir desenhar no Japão facinho: as chances são mínimas, minimas
mesmo, por um motivo bem simples - há centenas de milhares de
desenhistas amadores de mangá no Japão! Eles tem tantos aspirantes a
mangákas quanto há de aspirantes a jogador de futebol no Brasil!
Enquanto lá todos assistem desenho animado "de olho grande" antes de
aprender a ler, aqui no Brasil temos crianças chutando bola assim que
aprendem a andar! Então, a chance de um brasileiro se tornar um mangáka
de renome é tão pequena quanto a de um japonês vir a jogar futebol num
time de primeira linha no Brasil. Aliás, já viu algum japonês nos
grandes times daqui? E algum mangáka brasileiro nas maiores revistas
semanais, você viu? Deu para entender, né? Mas note, eu não disse que é impossível se tornar um mangáka no Japão, mas garanto que é muito, muito, mas muito difícil!
E mesmo que consiga passar na rigorosa seleção, você garante que
consegue aguentar o ritmo de trabalho apresentado na planilha aí em
cima?
E desenhar mangá no Brasil é mais difícil ainda! Primeiro porque as
chances praticamente acabaram depois que os mangás do Japão chegaram aos
montes por aqui - é muito mais barato e seguro uma editora brasileira
investir num mangá de sucesso (e com seu próprio desenho animado) do que
num artista com sua série totalmente desconhecida, por mais bem que ele
desenhe! Além do baixo pagamento, as poucas oportunidades que surgem
exigem dedicação e capricho para poderem ficar à altura de uma série de
mangá "made in Japan". Aqui no Brasil, um quadrinista para desenhar 25
páginas demora em média um mês - quatro vezes menos que um mangáka
japonês! E conheço vários desenhistas que reclamam de cansaço quando
entregam o serviço!
Um exemplo de raro profissionalismo que acompanhei bem de perto aqui no Brasil: Érica Awano,
que desenhou 40 edições + 2 especiais da série Holy Avenger, produzia
exatas 20 páginas de quadrinhos por mês, mais a ilustração de capa -
tudo desenhado e arte-finalizado a nanquim de próprio punho, seguindo os
lay-outs preparados pelo Marcelo Cassaro, criador e roteirista da
série. Durante os anos de produção, a Érica só atrasou a entrega de uma
edição! Mas para cumprir os prazos, ela trabalhava de segunda a sábado
num ritmo de 12 horas por dia ou mais! E nas raras vezes que saía
conosco para se divertir (sempre frequentamos a mesma roda de amigos
desde os tempos da ORCADE), quando íamos jogar boliche, apenas ficava
olhando os pinos serem derrubados. Ela me explicou na época que se
arremessasse aquelas bolas pesadas, sua mão ficaria inútil para desenhar
por "dois ou três dias" devido ao esforço dos músculos da mão - algo
similar ao cansaço de atletas depois de uma maratona. Ou seja, a Erica
precisava até mesmo selecionar suas formas de diversão para não
prejudicar seu trabalho!
Portanto desenhistas amadores ou fãs que sonham ser mangákas aqui ou no Nihon, achando que é um serviço fácil e que vai lhe dar fama e fortuna no mole: tirem seus cavalinhos da chuva, porque não é! Trata-se de um serviço como qualquer outro, que só compensa aos que se esforçam e se empenham! Como aliás, acontece em qualquer forma de trabalho digno e honesto. Não há atalhos para fama e fortuna. A estrada é longa, árdua, impiedosa e a seleção é cruel com os preguiçosos ou desmotivados. Boa sorte aos que depois deste aviso sincero ainda tentarem, e parabéns pela vitória aos que conseguirem!
Essa materia foi encontrada no animaxmagazine
Depois de analisar bem esta planilha, alguém aí ainda alimenta a ilusão de que desenhar no Japão é "moleza" e que vai "ficar rico e famoso"? Notou que o mangáka trabalha como um cavalo de segunda a segunda, sem um único dia de descanso e tem apenas três horas de lazer por semana? Este ritmo de trabalho intenso, que aqui no Brasil seria considerado até desumano, é a rotina de vários mangákas no Japão! Porque ao contrário do que muitos fãs e desenhistas amadores pensam, desenhar uma média de 25 páginas por semana não é nada fácil! Não sei quem foi o imbecil que começou isso, mas aqui no Brasil se convencionou que "desenhar é fácil" ou "desenhar é uma brincadeira". Notícia para vocês, desinformados: desenhar não é nada fácil e muito menos rápido! Cada detalhezinho que se vê numa página de quadrinhos toma tempo para ser feito, e exige atenção e concentração do desenhista - e para se conseguir um bom resultado, desenhar "rápido" está fora de cogitação.
Toriyama Akira estava proibido de viajar de avião enquanto desenhou Dragon Ball |
Mokona Apapa (a de kimono) está afastada desde o ano passado para cuidar de um problema de coluna, causado por trabalho excessivo. |
A série Bakuman, apesar de romanceada, mostra muito da cruel realidade de ser um mangaká no Japão! |
Erica Awano desenhou toda a série Holy Avenger num ritmo impressionante! |
Portanto desenhistas amadores ou fãs que sonham ser mangákas aqui ou no Nihon, achando que é um serviço fácil e que vai lhe dar fama e fortuna no mole: tirem seus cavalinhos da chuva, porque não é! Trata-se de um serviço como qualquer outro, que só compensa aos que se esforçam e se empenham! Como aliás, acontece em qualquer forma de trabalho digno e honesto. Não há atalhos para fama e fortuna. A estrada é longa, árdua, impiedosa e a seleção é cruel com os preguiçosos ou desmotivados. Boa sorte aos que depois deste aviso sincero ainda tentarem, e parabéns pela vitória aos que conseguirem!
muito interessante !!
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