O designer Jason Rohrer, nome por trás de jogos como Passage e The Castle Doctrine,
criou um game extremamente difícil de ser zerado. Principalmente porque
ele enterrou o jogo no deserto de Nevada, onde pretende que o jogo
fique por 2 mil anos. A inspiração para o empreendimento vem de jogos de
tabuleiros antigos, como Mancala, e a construção de catedrais, que às vezes levavam décadas, e os pedreiros que iniciaram a obra às vezes nunca viam prontas.
O game, intitulado A Game For Someone (Um jogo para alguém),
foi um dos competidores da 10° Game Design Challenge na GDC 2013, que
tinha o tema "O Último Game da Humanidade". Após terminar o
desenvolvimento e nem ao menos jogar o produto final, Rohrer adquiriu as
peças de titânio que fazem parte da estrutura e enterrou o game e
distribuiu aleatoriamente 900 dados de coordenadas. O cruzamento de
dados gera cerca de 1 milhão de combinações possíveis, que pelos
cálculos do designer, só deve ser encontrado em 2,7 milhões de anos.
A Game For Someone foi o grande vencedor do 10° Game Design Challenge, por votação.
gameworld.com
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