quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cult Jump!!

Cult Jump
Data: 10 de Setembro de 1994
Estilo: RPG QUIZ
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Shueisha/ Nintendo

O rei do mundo JUMP foi aprisionado em um castelo distante!!! Cabe a você, leitor da Shounen Jump, utilizar-se de todos os seus conhecimentos acerca das obras ali publicadas para vencer seus adversários e resgatar o rei. É assim que começa Cult Jump, um dos jogos mais chatos (e cansativos) já feito em todos os tempos. Ao todo são 50 longas fases onde é preciso responder as perguntas feitas por seus adversários para sobreviver e seguir em frente.

O sistema de movimentação é bem simples, assim como os outros RPGs de Game Boy. Cada fase é composta por diversas salas, sendo que para mudar de sala é preciso responder corretamente a pergunta que porta faz. Em cada uma dessas salas pode ou não haver oponente(s). Esses oponentes são incrivelmente variados no decorrer do jogo, sendo que cada um se comporta de uma forma, com um sistema de movimentação diferente. A força de cada um (quantidade de vida) também varia, sendo que a cada fase os adversários que aparecem são cada vez mais fortes. Até aí, muito legal... o porém é que o sistema de perguntas NÃO VARIA. É sempre uma pergunta escrita com alternativas para serem respondidas dentro de um curto período de tempo. Respondendo corretamente, é causado um dano de "meio coração" em seu oponente e, errando a questão, seu personagem que sofre um dano de "meio coração". Zerando os corações de seu adversário, ele é derrotado, assim como o oposto é válido para seu personagem, fazendo o jogador voltar ao início da fase.

A única variação no sistema de perguntas se dá quando enfrenta-se o chefe da fase, pois suas últimas perguntas são acompanhadas de imagens de alguns dos personagens que figuraram nas páginas da Shounen Jump. Essas imagens vão se formando e é necessário responder perguntas do gênero "A que mangá pertence esse personagem???". Elas se formam de algumas maneiras diferentes, aparecendo "ponto por ponto", aparecendo em "faixas", aparecendo em meio a uma "onda" que movimenta a imagem, ou aparecem apenas em um pequeno círculo que fica se movimentando sobre a imagem. É preciso responder a pergunta corretamente dentro do tempo dado. Errando ou acertando, a imagem aparece imediatamente e é necessário responder a próxima. É apenas aqui, nas perguntas dos chefes de cada fase, que podemos vislumbrar os personagens de Dragon Ball que figuram no jogo, sendo que é APENAS ISSO que justifica esse review. Ao todo são 9: Goku, Vegeta, Kuririn, Mestre Kame, Kaio do Norte, A18, A20, Freeza e Cell.

O jogo começa com seu personagem tendo que subir ao platô do castelo. A subida é composta por cinco fases e uma vez lá em cima seu personagem se depara com quatro torres. É possível escolher qualquer uma delas, sendo que cada uma apresenta o mesmo nível de dificuldade. Cada torre é composta por dez fases e destruindo o último chefão de cada a torre se destrói. Destruindo as quatro torres seu personagem tem que descer por uma passagem que se abre no centro platô. A partir dai a descida é composta por mais 5 fases até se deparar com o último chefão. E pode acreditar, uma grande "surpresa" o aguarda no final!

Em relação as fases vale destacar apenas algumas coisas:
Algumas delas contém passagens bloqueadas e desobstruí-las é essencial para terminar a fase. Para tal é preciso encontrar um botão que causa um "terremoto" que libera as tais passagens. Em cerca de duas fases não existe tal botão, o que existe é uma sala com ideogramas no chão sendo que cada um faz uma nota musical diferente. Aí é preciso ficar atento, pois em uma sala razoavelmente próxima você se depara com um "amigo" que vai te passar a ordem correta dos ideogramas (a música a ser tocada). Desenhe esses ideogramas para não esquecer e uma vez na sala com os ideogramas no chão é necessário passar por cima deles na ordem correta. Uma vez feita a combinação certa, o terremoto vai desbloquear as passagens. Também existem algumas passagem secretas, mas são tão poucas que nem vale a pena comentá-las, ainda mais que essas passagens não apresentam nada de essencial para terminar a fase.

No decorrer do jogo também deparamos com inúmeras "arcas do tesouro" e em cada uma dessas arcas seu personagem adquire um dentre os oito objetos que o jogo contém. Os objetos não são acumulativos, então se tiver a "sorte" de encontrar uma arca com um objeto que você já tem, você fica impossibilitado de pegar o objeto até que gaste o seu. Esses objetos tem diversas utilidades e cada um tem suas próprias características. Vale lembrar que eles podem ser utilizados em conjunto.
São eles:

1-ESTRELA FELIZ
Ao utilizá-la, seu personagem fica com uma invencibilidade que permite eliminar automaticamente qualquer adversário sem que tenha que responder suas perguntas. O efeito é temporário e é inútil contra chefes.

2-GANCHO
Uma vez dentro de alguma das das torres, o gancho permite com que se saia da torre e volte para o centro do campo com todas as quatro torres. Em suma, se não souber como acabar uma fase, pode-se usar esse artifício para pensar melhor ou tentar outra torre. Não funciona se utilizado durante a "subida" e a "descida" do castelo.

3-BOMBA 1
Uma vez escolhida, em todas as perguntas que se sucederão no decorrer de uma fase, ela elimina automaticamente uma das alternativas erradas.

4-POÇÃO MÁGICA
Recupera sua vida "abastecendo" seus corações.

5-DESPERTADOR
Uma vez escolhido, ele faz com que seu personagem tenha o dobro de tempo para responder as perguntas que se sucederão no decorrer de uma fase.

6-ESPADA DE FOGO
Duplica o poder de seu ataque contra um oponente, ao responder corretamente uma questão. Uma vez escolhida ela é utilizada em todas as perguntas que se sucederão no decorrer de uma fase.

7-MAPA
Não renovável. É preciso encontrar um em cada fase pois seu personagem começa o jogo sem mapa. O quadrado preto indica onde seu personagem está, os cinzas indicam as áreas que já visitadas e o branco algum lugar ainda desconhecido.

8-BOLA 2
Permite clicar em qualquer alternativa de um QUIZ, se a alternativa escolhida for errada ela faz "PUF" e seu personagem não perde HP. Restarão então as outras alternativas e se errar novamente, aí sim seu personagem sofre dano. Uma vez escolhida, ela é utilizada em todas as perguntas que se sucederão no decorrer de uma fase.

Para utilizar tais objetos é preciso acessar a tela deles. Ao alto é visto os objetos que seu personagem possui e deslocando o cursor sobre eles temos uma explicação no canto inferior direito do que ele faz. No canto inferior esquerdo temos por ordem: o nome escolhido, o HP do seu personagem e a fase que está sendo explorada. Esses objetos auxiliam em muito o término do jogo, portanto use-os com sabedoria. XD

Baixe e divirta-se!

Download do game!

Nenhum comentário:

Postar um comentário