Como é bom relembrar certos momentos de nossa infância, quando nossas
únicas preocupações eram as próximas travessuras ou aventuras. Eu
particularmente, adorava assistir aqueles filmes de aventura,
ficção-científica, que continham criaturas fantásticas retiradas da
mitologia ou algum sonho, quem não se encantava com uma luta entre um
centauro e um grifo a ponto de sair duelando pela casa contra um inimigo
invisível, pois bem, o artista digno de adoração que dava vida a essas
criaturas se chamava Ray Harryhausen.
Ray Harryhausen nasceu em 29 de junho de 1920, aos 13 anos assistiu a um
filme do King Kong, criado a partir de uma técnica chamada
Stop-Motion, nesse momento a mágica aconteceu e Ray viu nessa técnica a
oportunidade de dar vazão a todos os seus sonhos, este que seria o
trabalho de toda sua vida. A partir daí começou a praticar e
desenvolver essa técnica, conseguiu mostrar seus primeiros trabalhos
para o homem que deu vida ao seu idolatrado King Kong, Willis O´Brien,
que o encorajou a entrar para Escola de Artes onde desenvolveu seus
talentos para ilustração e escultura, chegando a trabalhar com o próprio
num filme do King kong, depois seus sonhos tomaram forma cada vez mais
nítidas e o resultado todos conhecem.
Abaixo a lista de seus trabalhos:
How to Bridge a Gorge (1942) (produtor)
Tulips Shall Grow (1942) (chefe de animação)
Mother Goose Stories (1946) (produtor)
The Story of Little Red Riding Hood (1949) (produtor, animador)
Mighty Joe Young (1949) (primeiros efeitos especiais)
Rapunzel (1951) (produtor)
Hansel and Gretel (1951) (produtor)
The Story of King Midas (1953) (produtor)
The Beast from 20,000 Fathoms (1954) (efeitos especiais)
O Monstro do Mar Revolto (1955) (efeitos especiais)
The Animal World (1956) (efeitos especiais)
Earth vs. the Flying Saucers (1956) (efeitos especiais)
A 20 Milhões de Milhas da Terra (1957) (efeitos visuais)
The 7th Voyage of Sinbad (1958) (produtor associado, efeitos especiais)
The 3 Worlds of Gulliver (1960) (efeitos especiais)
Mysterious Island (1961) (efeitos especiais)
Jason and the Argonauts (1963) (produtor associado, efeitos especiais)
First Men in the Moon (1964) (produtor associado, efeitos especiais)
One Million Years B.C. (1966) (efeitos especiais)
The Valley of Gwangi (1969) (produtor associado, efeitos especiais)
The Golden Voyage of Sinbad (1974) (produtor, efeitos especiais)
Sinbad and the Eye of the Tiger (1977) (produtor, efeitos especiais)
Fúria de Titãs (1981) (produtor, efeitos especiais)
The Story of the Tortoise & the Hare (2003) (diretor, co-produtor, animador)
Ray Harryhausen Presents: The Pit and the Pendulum (2007) (produtor executivo)
É ótimo sonhar com aventuras, seres fantásticos, enfim com um universo
de possibilidades, melhor ainda é ver esses sonhas tomarem forma pelas
mãos de homens como Ray Harryhausen, ele próprio atingindo o status de
criatura fantástica, a ponto de ser idolatrado por personalidades
responsáveis por grandiosos trabalhos atuais. Caso alguém queira
conhecer mais sobre esse homem, assistam a um documentário chamado “The
Harryhausen Chronicles”, com um resumo de sua vida artística.
Eis a prova viva de que sonhos, por mais fantásticos que sejam, podem se tornar realidade.
papodecine.blogspot
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