Olá amigos! Meu nome é Flora e eu vou
começar uma coluna aqui no gamesPROJECT chamada RetrôPROJECT. O objetivo
aqui é fugir um pouco do padrão de colunas de games, que são voltadas
para grandes lançamentos. Cada geração de jogos tem alguma tendência:
nos anos 90 tínhamos os jogos plataforma e RPG por turnos, hoje em dia
estão na moda os jogos terceira pessoa coop. A ferramenta do emulador me
permite explorar vários estilos e ao mesmo tempo chamar o leitor para
jogá-los e dar sua opinião. Outra grande vantagem de jogar jogos antigos
é que podem ser emulados por praticamente qualquer computador, sendo
possível jogar até num netbook naquela aula chata da faculdade (não
sigam meu exemplo ruim!). Pois bem, chega de papo furado.
Resolvi começar a coluna com um jogo simples, fácil de jogar, que provavelmente muitos jogaram na infância. Trata-se de Disney’s Aladdin,
jogo de plataforma de 1993 que saiu para SNES e mais tarde foi
relançado para GBA. Jogos de plataforma são quase sempre muito
semelhantes, existindo vários títulos para o console da Nintendo deste
gênero, mas muitos poucos são lembrados, como Super Mario World, a série
Megaman e o próprio Aladdin. Eu sou grande fã desse estilo de jogo, e
sinto falta nos consoles atuais de um plataforma 2D de qualidade. Recoro
que foi lançado recentemente Super Mario Bros Wii, mas se trata de um
reboot muito semelhante aos jogos anteriores do bigodudo italiano,
inclusive com o mesmo estilo de controle dos seus antepassados.
Aladdin é um jogo simples que tem 3
comandos simples: pular, jogar maçãs e um pequeno sprint. Tratando-se de
um plataforma 2D, seu objetivo, naturalmente, é seguir o curso da fase
desviando dos obstáculos e opcionalmente coletando diamantes espalhados
pelas fases. Todas elas tem uma vida escondida, assim como um
escaravelho em algum baú, que caso você consiga pegá-lo no ar, terá
direito a jogar um Bonus no final da fase, podendo ganhar vidas,
corações extras ou continues adicionais. Há também uns 3 ou 4 bosses, e
uma fase diferente que é fugir de uma caverna com o tapete, tarefa meio
difícil e que pode dar uma certa dor de cabeça. O jogo é muito bonito
considerando-se os padrões da época, colorido e visualmente agradável,
apesar de um leve pixelamento aparente. Há também pequenos flashes da
história, que tornam a jornada um pouco mais explicável, principalmente
nas fases piradas dentro da lâmpada do gênio, que eu acredito terem sido
desenhadas por programadores sob efeito de dorgas. Embora se jogue com o
personagem que dá nome ao game e filme, quem rouba a cena é o macaco
Abu, que segue nosso herói pelas fases e muda seu comportamento de
acordo com a posição do jogador, que vai desde imitar uma lutinha a
indicar que há algo para baixo da tela.
O jogo é curto, demorei pouco menos de
3h para terminá-lo, e são aproximadamente 15 fases.Usei, porém,
artifícios do emulador, como poder salvar em qualquer momento do jogo,
para salvar no início de cada fase. Caso não fizesse isso, teria
demorado provavelmente o dobro, pois mesmo com muitos continues e
podendo usar os passwords, perderia os bônus, como os corações extras,
que tornam o jogo mais fácil. Li pessoas na internet reclamando que o
jogo é demasiadamente fácil, mas acredito que se tratam de gamers muito
experiêntes, e eu embora jogue há muitos anos não sou uma grande
jogadora. Como qualquer “rom” jogado no teclado, você tem um pouco menos
de precisão do que jogando num joystick normal, ficando mais fácil
morrer nas quinas com buracos, mas a jogabilidade é simples e divertida,
pois são apresentados obstáculos diferentes a cada novo estágio. Alguns
são chatinhos de desviar, como as flechas dos arqueiros, mas você pega a
manha.
Resumindo, se seu objetivo for perder
alguns minutos, o jogo cumpre seu papel, eu dei algumas risadas com o
macaquinho, mas se você prefere algo muito denso, como um Chrono
Trigger, talvez não seja o jogo mais indicado.
Se ficou com vontade de jogar, dá uma procurada no sr. Google, joga aí e me diz o que tu achou!
Até a próxima!
DISNEY’S ALADDIN
Se ficou com vontade de jogar, dá uma procurada no sr. Google, joga aí e me diz o que tu achou!
Até a próxima!
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