segunda-feira, 5 de março de 2012

Cultura - Samurais e o Código de Honra!!

Os Samurais eram guerreiros que dominavam o mais alto posto social no governo nipônico, eles existiram por quase 8 séculos (séculos VIII ao XV), eles além desses cargos políticos desempenharam muitas outras funções no Japão, eles atuavam também como coletores de impostos, arqueiros, militares,servidores do império. Mas se tornaram mais conhecidos como guerreiros.

Antes de possuírem sua alcunha de samurais, eles eram cobradores de impostos precisavam ser fortes o suficiente para colocar ordem e ir contra os camponeses.
Com o passar do tempo para se tornar um samurai qualquer pessoa poderia participar do kobudo ( arte marcial antiga que servia de treino para samurais). E se o mesmo fosse forte e habilidoso o suficiente poderia ser contratado por um senhor feudal.

Surge então o período Kamakura ( 1192-1333), quando é criado o Xogunato(regime feudal do Japão até a idade moderna semelhante ao feudalismo mas com características orientais). Os samurais se firmam como uma classe militar muito importante, ainda usando o termo lealdade ao seu mestre, que era fielmente seguido e também colocando sua honra acima de tudo e caso o samurai fosse desonrado ele cometia o Sepukku ou Harakiri (ambos são suícidios porém harakiri era a forma popular chamada).
Após a criação do Xogunato o aparece durante o período Muromachi (1333- 1573) o governo do Xogum (lider do Xogunato equivalente a um Senhor feudal) foi regido por Ashikaga Takauji, foi um governo um tanto turbulento, onde havia uma grande perda de interesse do xogum pela politica o que abriu um grande caminho para os oficiais regionais se apoderarem das terras e começarem a ganhar poderes militares e vantagens econômicas, Isso acabou se tornando o estopim da Revolta Ronin, essa revolta foi um pretexto para que dois senhores feudais Mouri e Yaniana medissem suas forças militares, em uma guerra territorial que durou cerca de 11 anos, muitos samurais acabaram perdendo suas vidas nessa batalha. Mesmo após essa guerra e graças ao enfraquecimento do xogunato que conduziu a uma sangrenta guerra civil, a guerra Onin (1467-1477).O confronto teve como consequência a extinção do poder político do bakufu(local onde o Xogun comandava equivalente ao castelo feudal). O Japão entrou, então, num período de desordem. O poder feudal dos daimyos (senhor territorial) predominou nessa época, conhecida como "país em guerra".
Entretanto no periodo de Tokugawa ( Período Edo iniciado em 1603-1868) os samurais deixaram de lado a parte militar e politica e formaram castas, assim o titulo de "samurai" era passado de pai para filho.

Armas e Armaduras
Mesmo que com o tempo os samurais tenham adquirido cargos políticos, suas armaduras não eram apenas enfeites, além de demonstrar a que senhor o samurai servia, elas demonstravam o status do samurai e eram compostas por diversas partes com nomemclaturas diferentes.

Yoroi - armadura pesada, possuia um pesado capacete e protetores de ombros igualmente pesados, apesar de sua aparecencia comum entre as armaduras, era mais usada por samurais montados a cavalos. Apesar de ser um samurai de montaria, ele não era voltado apenas a espada mas também ao arco e flecha.










Do-Maru - Armadura usada pela infantaria, era um pouco mais leve que as armaduras comuns e logo se tornou a mais usada pelos samurais, devido a popularização do combate 1x1.














Bandeira - Embora os samurais servissem apenas o seu senhor, em um campo de batalha podia ser facilmente identificado para qual senhor ele servia, suas bandeiras ficavam estendidas nos cavalos de forma que ficassem visíveis para todos, e indicar sua posição no campo de batalha.



Kabuto - Significa literalmente "besouro" devido ao formato do capacete, embora seja apenas um capacete para alguns, o samurai poderia colocar no "Maedate" o símbolo de seu clã.

Do - era basicamente a proteção do tórax que protege o samurai de golpes fatais e o protegia com algumas camadas de ferro, também é onde varias partes da sua armadura eram conectadas, sendo elas: o "Haidate" o "Sode" O "Kote" e o "Suneate"

Kote - Era usado apenas em um dos braços permitindo que com o outro braço pudessem ser atiradas flechas.

Hakama - Usado não apenas no estilo samurai mas também em varias artes-marciais o Hakama (Hakamá) é usado por baixo de toda armadura permitindo uma livre movimentação e atrapalhando a visão dos pés para que o inimigo ficasse confuso, para alguns pode parecer idiota, mas era para os samurais isso era de fundamental ajuda numa batalha.

Armas
Quando falamos em samurais a primeira coisa que nos vem a cabeça é aquela espada linda denominada Katana, que infelizmente para maioria é a única arma usada por um samurai, entretanto não é bem assim. Realmente o símbolo de um samurai é sua Katana, mas ela não é a única as Katanas são acompanhadas por suas "Wakizashis", formando o conjunto Daisho (Dai = Grande; Sho = Pequena) embora semelhantes a única diferença real do conjunto daisho era o tamanho enquanto a Katana possuia 60 cm , a Wakizashi possuia 40 cm.

Foto Por Japanese-armor.com
Além dos arco e flechas e do costumeiro Daisho os samurais eram especialistas em lanças, e utilizavam em especial a naginata, era uma lança cuja a lâmina ia de 60 a 120 cm. E a haste de madeira que prendia a lança media de 1,2 m a 1,5 m. Eram otimas lanças e permitiam atacar um inimigo antes que ele se aproximasse com sua espada, mas era muito efetiva contra montarias.
Naginata - Foto Por Japanese-Armor.com



Outras de suas armas também eram chamadas kusariganas, eram foices com correntes de metais com um peso na ponta da corrente, embora pareça ser uma arma bastante inútil sua função era paralisar e atacar, a foice era uma foice pequena comummente usada por agricultores, mas que se usada corretamente poderia matar facilmente, a corrente de metal e o peso podem ser usadas para imobilizar, pernas, braços, retirar a arma e até mesmo estrangulamento, embora possa parecer completamente desnecessário o uso dessa arma, saber usa-la era fundamental para um samurai.



Também por alguns eram usado o Jutte entretanto esse mesmo era usado para desarmar sem ferir gravemente o Samurai, logo foi usado, embora pareça muito mais inútil que uma kusarigana a Jutte ou Jitte era chamada de ("Dez Mãos" Ju = Dez/ Tte = Mãos) Ela possuía esse nome pois se usada corretamente possuía um efeito similar uma alavanca que podia desarmar o adversário e até mesmo quebrar sua espada. Foi mais usada no período em que foi proibida a espada no Japão durante a Era Meiji, Era muito Utilizada pelo antigos policiais japoneses
Bushidô e Honra


Fortes e imponentes samurais eram criados e ensinados a não temer a morte desde pequenos, os ensinamentos de morrer com honra era levado ao máximo, isso era chamado Bushidô ( Literalmente Caminho do Guerreiro), embora possa-se dizer que os samurais eram terrivelmente fortes eles eram leais aos seus mestres, e por terem o ensinamento do Bushido lutavam até a morte, o que os deu a alcunha de mais perigosos guerreiros da história.


Samurais detinham um orgulho enorme, e se fossem desonrados cometiam sepukku ( Ritual de suicídio) onde usavam sua própria adaga ou sua Wakizashi para perfurar seu próprio estômago e corta-lo, sangrando até a morte. Os samurais que se acovardavam e decidem optar por não retirar sua própria vida e viver sem sua honra era chamados de "Ronin".
O samurai mais famoso de todos os tempos foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Edo (Atual Tokyo) e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.

O fim dos samurais
Durante dois séculos de paz os samurais se manteram firmes sobre o governo de Tokugawa, durante esse período o poder dos samurais declinou aos poucos mas finalmente cedeu ao fim do isolacionismo japonês e a urbanização do Japão.
Em 1853 um navio americano desembarca em Edo, com o comodoro Matthew Perry que enviava uma mensagem ao xogum, do presidente Millard Fillmore, Fillmore propôs a abertura da baía japonesa como abastecimento para os navios americanos, ou seja : abrir relações comerciais com o Japão.
Logo o povo ficou dividido entre, os que queriam recusar a oferta americana e manter as tradições japonesas, e aqueles que queriam manter relações com os americanos afim de "urbanizar o Japão" temendo uma guerra contra os americanos o bakufu decide aceitar a proposta, mesmo com o imperador rejeitando tal tratado. Os samurais rebeldes quiseram manter o poder do imperador e começaram uma guerra civil contra o xogum, e surpreendentemente eles foram os vencedores, ali acaba o período Tokugawa e se inicia o Periodo Meiji.
Mesmo assim os samurais aos poucos foram perdendo sua função no Japão, o golpe fatal foi em 1876 quando o imperador baniu o uso de espadas, levando a criação de um exercito de reservistas, os samurais já não existiam mais, mas enquanto entravam na era industrial haviam varias rebeliões por partes dos "Ronins" em regiões mais afastadas do centro do Japão.

Os Samurais Hoje
Mesmo hoje em dia o espírito dos samurais ainda existe, porém se mantém fortemente na cultura japonesa, seus sistema de lealdade e respeito entre os japoneses se mantém intacto até hoje, podemos não ver mais homens com suas armaduras imponentes nas ruas de Tóquio, e que botavam medo na sociedade assim que demonstravam sua habilidade, mas a cultura que ficou para trás e que ainda hoje é praticada mesmo em competições de Kendo, continua passando de geração em geração.
Kendo
Personagens
Alguns Personagens foram baseados em samurais, sendo eles de Animes, mangás, tokusatsus, Livros, e Doramas, embora grande maioria pertença a mangás e animes, aqui vai alguns deles.
Kenshin Himura

Obviamente muitos aqui pensaram em Samurai X (Rurouni Kenshin) ,mas em quem Himura kenshin foi baseado?? As bases de Himura foram baseadas em Gensai Kawakami (1834 - 1871) um hitokiri verdadeiro (hitokiri = Assassino) um dos quatro principais retalhadores do Bakumatsu. Mestre no estilo Kenjutsu Shiranui Ryuu (Fogo Fátuo) era baixo e possuia estatura gentil o suficiente para ser confundido com uma mulher, foi executado pelo governo Meiji em 1871.
Obviamente não citarei todos os personagens de samurai X e em quais todos foram baseados, eles são muitos e grande parte são personagens históricos do Japão e de grande importância cultural.


Ryo Sanada
Sanada Yukimura - Sengoku Basara
Samurai Warriors foi um anime que também marcou época embora ele já tenha sido exibido na tv manchete ou seja ele já é bem old, e tem traços muito semelhantes a cavaleiros do Zodíaco o personagem principal Ryo Sanada e Sanada Yukimura ( Sengoku Basara) são ambos baseados em Sanada Yukimura ( sim o nome de do sanada Yukimura de SB é igual) Sanada Yukimura foi um samurai real que morreu em 1615, ele é frequentemente descrito com uma armadura vermelha e foi amplamente considerado um herói.


Samurai Warriors e Sengoku Basara também possuem uma extensa lista de personagens baseados em samurais e Ronins até mesmo em Xoguns, Por isso não postarei todos
Katsura Kotarou
Outro Anime Muito bom e que retrata bem a era de Edo no regime Meiji é Gintama, entretanto é um anime com muitas paródias tantas que chega a ser surpreendentemente engraçado, até a sinopse é uma paródia da história da era meiji, a única diferença é que não é os Americanos que aparecem para "dominar" Edo e sim alieningenas que dominam toda Edo na base da força e derrotam o Xogunato e o Bakufu, e acabam proibindo o uso de espadas para os samurais destruindo assim os samurais que lutaram na guerra de uma vez. Nesse anime encontramos Sakata Gintoki (que é baseado em outro samurai mas não consegui achar maiores informações) e Katsura Kotarou que é baseado em Katsura Kogoro, um nobre importante na história do Japão. Inicialmente Katsura servia de mediador entre os nobres e os burocratas. Ele era um samurai leal ao Xogum,Mas depois de uma revolta, teve de se esconder por um tempo com uma gueixa chamada Ikumatsu ( que também aparece no Anime como dona de um restaurante de Lámen). Mais tarde ele ajudou na aliança que destruiu o Regime Tokugawa. Teve um papel importante na restauração Meiji, sua alcunha era um dos "três nobres da restauração"


É claro devo citar também o shinsengumi, que era parte da policia imperial que servia o shogunato após o período Bakufu. Aparece em Gintama mas com os nomes modificados mas não deixa de ser engraçado principalmente Okita Sougo (Okita Souji no original) que é um samurai mas que volta e meio usa uma bazuca . ¬¬"
Okita Sougo e Sua Bazuca da era Edo ¬¬"
Miyamoto Musashi - Vagabond
Até mesmo Miyamoto musashi teve um mangá denominado Vagabond, que foi publicado aqui no brasil pela Conrad, e atualmente esta parado.

orientalpoint.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário