São bonecos arredond ados, feitos de madeira ou papel-ma chê, com o corpo pintado de vermelho, sem braços e pernas, rosto branco com bigode e barba e seus olhos não têm pupilas. Alguns bonecos tem caracter es escritos em sua face, especifi cando o tipo de desejo que a pessoa tem em mente. No queixo, pode se escrever o sobrenom e do dono do boneco.
O daruma também conhecido como Dharma, é um boneco redondo e é essencia lmente um boneco de desejos. Vem com os olhos em branco, porque o costume é pintar uma pupila, quando fizer um desejo, e então quando o desejo se realizar, a outra pupila é adiciona da. Até que o desejo se torne realidad e, o daruma é colocado em algum local alto na casa, tipicame nte fechado com outros pertence s signific ativos, como o butsudan (oratóri o budista familiar ).
Mui tos japonese s fazem seus desejos ao daruma no primeiro dia do ano. Quando o desejo se realiza e a segunda pupila é pintada, o daruma é exposto até o próximo ano novo. No final do ano é costume levar o daruma a um templo, onde ele é queimado em uma grande fogueira ao ar livre.
O daruma é um dos mais populare s talismãs de sorte no Japão. Vendido em festivai s religios os e feiras, esse boneco represen ta o Bodhidha rma. Quando golpeado em qualquer de seus lados, o boneco balança e volta a sua posição inicial, ou seja, de pé. Por isso é chamado de okiagari koboshi (boneco que sempre fica em pé), e é um símbolo de persever ança, flexibil idade e determin ação. Um provérbi o japonês é intimame nte associad o ao daruma: “Nana Korobi Yaoki” (Caia sete vezes, levante oito).
Enq uanto a maioria dos bonecos daruma são masculin os, em algumas localida des no Japão existe um daruma feminino, chamado ehime daruma (princes a daruma).
O lendário Bodhidha rma foi um sábio hindu que viveu em alguma época do século V ou VI. Ele é o indiscut ível fundador do Zen Budismo e, consider ado como o introdut or do Zen na China, durante suas viagens ao Reino Médio (Zen Budismo é o termo usado no Japão, mas a filosofi a do Daruma chegou primeiro na China, onde floresce u e foi chamada de Chan Budismo. Apenas séculos depois, se desenvol veu no Japão, onde é chamado de Zen Budismo). Existem incontáv eis lenda sobre este sábio. A mais conhecid a diz que ele atingiu a Iluminaç ão (satori), depois de meditar em uma caverna por sete anos (alguns dizem nove anos), sem piscar ou mover seus olhos. Outras lendas contam que ele estava virado para a parede do templo Shorinji, na China. Durante esses anos de meditaçã o, seus braços e pernas atrofiar am, encolher am e caíram. Há uma lenda onde o Bodhidha rma corta suas pálpebra s. Aparente mente, ele cochilou durante a meditaçã o e, num ataque de raiva, cortou suas pálpebra s, que caíram no chão e germinar am como a primeira planta de chá verde da China.
O Zen Budismo foi levado para o Japão no início do século XII. No período Muromach i (1333 a 1573), surge no Japão o boneco daruma, na mesma posição em que o monge sentava- se para meditaçã o bem como imitando bonecos teimosos trazidos da China. Assim, começou a propagar como sendo uma decoraçã o.
Em meados do período Edo (1603 a 1868), chegou ao formato atual. Nessa época já havia no âmago do povo japonês o sentimen to de se proteger usando o daruma como um talismã para evitar todos os males existent es na colheita agrícola, caça e pesca. Desde então, o daruma é utilizad o como uma maneira de atingirm os nossos objetivo s e sonhos.
Na China antiga havia um bonzo chamado DARUMA, o qual queria saber a verdade da vida. Após várias tentativ
Ao passar um ano ele nada consegui
A religião ZEN BUDISMO foi levada para o Japão no início do século 12. Mais tarde, na época de MUROMACH
Em meados da época de EDO (1603 a 1868), chegou ao formato atual. Nessa época já havia no âmago do povo japonês o sentimen
O povo japonês costuma comprar esse boneco que é vendido em barraqui
O boneco, DARUMA-S
Significados das cores do Daruma
Vermelho: boa sorte, felicidade
Azul: saúde, longevidade
Amarelo: segurança
Preto: fortuna, prosperidade
Branco: Amor, Harmonia
Vários modelos!!!!!










fontehttp://clube.atrativa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário