segunda-feira, 12 de março de 2012

Desenterrando o Cartucho – Sunset Riders!!

Steve, Billy, Bob, Cormano. Aposto que muita gente já sabe do que eu estou falando (especialmente pelo Cormano). Isso mesmo, Sunset Riders! Um dos melhores jogos já feitos para Super Nintendo, e ele que nós iremos relembrar no nosso momento de saudosismo virtual.

Primeiramente, tela de seleção de personagens. O jogo lhe dá como opção quatro destemidos cowboys. Destaque para Cormano o mais carismático e destemido de todos, afinal o cara tem que ter colhões para usar um poncho rosa em uma época tão conservadora.

Steve e Billy utilizam pistolas enquanto Bob e Cormano carregam consigo uma espécie de escopeta. A vantagem da pistola é a velocidade dos tiros que é bem superior a escopeta, fazendo com que os tiroteios (especialmente contra chefes) se tornem um button-smashing absurdo. A escopeta é mais lenta, no entanto é mais poderosa e dispara múltiplos tiros cobrindo uma área maior.

A dificuldade do jogo cresce bastante com o passar das fases assim como a recompensa dos bandidos que você procura. É necessária uma habilidade descomunal para zerar pelo console, com as poucas vidas e continues que o jogo lhe dá. Até hoje, eu só consegui zerar ele pelo emulador com a comodidade de salvar a qualquer momento (deixando claro que não apelei ao extremo salvando a cada 30 segundos, só salvava no começo de cada fase, o que basicamente era apenas um continue infinito ;) ).


Um dos pontos mais interessantes do jogo é poder transitar entre dois planos (assim como Power Rangers – Mighty Morphin, da qual falaremos em um Desenterrando o Cartucho futuro). Ou seja, você pode ficar tanto na base da fase, que seria como andar no chão, como no primeiro andar de uma construção ou pendurado numa corda. Essa funcionalidade dá uma sensação de tridimensionalidade e liberdade ao jogador e deixa a o jogo muito divertido. Há momentos em que uma nuvem de balas está vindo em sua direção e a sua única salvação acaba sendo passar para o outro plano. Jogar de 2 players também é uma experiência muito divertida e em alguns chefões requer um trabalho em equipe interessante, onde um deve acabar com os capangas enquanto o outro mata o chefão, caso contrário, os capangas se acumulam, e então é tanto tiro cruzando a tela que fica impossível se esquivar de todos. É claro que não é regra geral e tem gente que prefere jogar sem estratégia, cada um por si, mas um pouco de organização sempre ajuda na hora de vencer uma AI.


CARTAZES DE PROCURADO DOS CHEFES

A princípio, Sunset Riders foi criado para arcade (em 1991), sendo adaptado para Super Nintendo e Mega Drive (1992 e 1993). Uma curiosidade: A versão inicial do jogo para arcade contava apenas com Billy e Cormano como personagens. Acredito que seria uma boa ideia fazer um remake do jogo, afinal fan antigo é o que não falta. Seria interessante entrar novamente na pele de um dos quatro pistoleiros. E você, concorda? Discorda? Deixe sua opinião nos comentários. E por fim deixo aqui um desafio: zerar a versão original do jogo na raça, sem utilizar de qualquer de artifício ilegal. Quem conseguir vai ganhar uma recompensa muito valiosa… a minha admiração! :D

culturainsana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário