terça-feira, 4 de setembro de 2012

Comidas Japonesas: Você conhece Nattou?

Quando você pensa em culinária japonesa logo deve vir a cabeça aqueles lindos sushis ou aqueles belos cortes de salmão cru. Mas de todas as comidas japonesas, a que sempre me intrigou mais foi o nattou. Como era possível eles comerem algo com aparência tão nojenta…? Foi aí que eu acabei encontrando a iguaria no mercadinho oriental e decidi provar de uma vez por todas.
Nattou é basicamente soja fermentada e por isso é uma excelente fonte de proteína. Ele é comumente consumido no Japão no café da manhã junto de arroz ou misturado a outros condimentos. No entanto, apesar de todas as suas qualidades, ele tem uma aparência extremamente desagradável e um cheiro bem incômodo (afinal, é fermentado, ou seja, tem bactérias agindo ali…).
Apesar de tudo, ainda queria saber como era comer esse alimento tão típico do Japão e arrisquei. Pra começar, ele é realmente BEM grudento. Parece que são feijõezinhos dentro de uma gosma bem pegajosa. E não pense que essa sensação não permanece quando você o coloca na boca.
O gosto é bem incomum. Um tanto azedo, mas sem ser repulsivo. Simplesmente não tem gosto quase nenhum, apenas um azedo e uma sensação estranha ao comer. Eu queria muito gostar de Nattou, seria algo bem interessante para comer na frente dos seus amigos (poser), mas não deu. E olha que eu ainda misturei com mostarda marrom e molho shoyu.
genkidama/anikenkai

Nenhum comentário:

Postar um comentário