terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Otoshidama, a tradição de Ano Novo para as crianças!!

Otoshidama tradição de Ano Novo

Otoshidama, o envelope de dinheiro para as crianças,
  chamados de Otoshidama (おとしだま /お年玉), semelhante ao kinpū, um tipo de envelope japonês, no qual se coloca um montante de dinheiro para dar de presente em ocasiões específicas como nascimentos, batizados, casamentos e funerais.

A única diferença entre eles é que o Otoshidama são destinadas especialmente às crianças e adolescentes e por isso são menores e mais ilustradas. Esses envelopes também são chamados de Pochibukuro e são entregues às crianças pelos seus pais, avós ou parentes na época do Ano Novo, ou seja, entre o dia 1 a 3 de janeiro.

A quantidade de dinheiro que vai dentro do envelope depende da idade da criança, mas geralmente é o mesmo valor para cada uma, caso houver mais de uma criança na família. Desta forma, nenhum deles se sentirá menosprezado. O valor mínimo é cerca de 1000 ienes, dados às crianças pequenas dentro dos envelopes que são ilustrados com motivos infantis variados como Maneki Neko, Pokemon, Hello Kitty, Doraemon, etc.
otoshidama tradição
Para os adolescentes o valor é sempre maior e podem variar entre cinco a dez mil ienes. Geralmente o Otoshidama é entregue às crianças até completarem o ensino médio, mas existe casos em que estudantes universitários também ganham um certo montante de dinheiro dos seus familiares como presente de Ano Novo.

A maneira como o dinheiro vai dentro do envelope também é importante. Ele deve ser cuidadosamente dobrado em três partes e inserido dentro dos pequenos envelopes, que podem ser encontrados facilmente nas papelarias e Hakuen Shops no Japão. Uma coisa que chama a atenção é que além de cutes, os envelopinhos são super baratos: Um pacote com 10 envelopes, custam normalmente 100 ienes.
pochibukuro Otoshidama
Com essa tradição, os pais tem como principal objetivo ensinar as crianças a poupar parte do dinheiro para uma emergência e as incentiva a gastar a outra parte, comprando algo que elas gostam. Assim, elas vão aprendendo desde cedo sobre a arte de manusear o dinheiro com sabedoria, inteligência e sensatez ;-).

Além do Otoshidama, ainda tem os jogos tradicionais do Oshougatsu, que são jogos e brincadeiras realizados pelas crianças durante o Ano novo. Agora dá para entender porque as crianças ficam tão ansiosas para a chegada do Ano Novo né?!
É com certeza, uma das datas mais emocionantes e empolgantes para as crianças japonesas, diferente do Brasil, que é o Natal a data mais esperada.
 
japaoemfoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário