quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como fazer uma gargantilha gotica

Materiais:
- Fita de cetim de cor à escolha
- Fita de renda em preto
- Missangas pretas
- Rosas pretas em cetim ou organza



1º passo: cortar a renda com tamanho suficiente para dar uma volta completa ao pescoço (neste ponto, as extremidades da renda podem tocar-se), fazer uma dupla baínha em cada uma das pontas, para que os acabamentos fiquem mais perfeitos. Com isto pronto, passar a fita de cetim pelos buracos da renda, de forma a dar mais um pouco de cor à gargantilha (se a renda não tiver estes buracos, não se usa fita, passando logo para o passo seguinte);


2º passo: Coser as rosinhas de cetim (posicionando uma das três rosas no centro das gargantilha e cosendo as outras duas a distância igual do centro).

3º passo: Coser um fio de missangas, enfiando a agulha por baixo de uma das rosinhas das pontas, passando depois o fio com as missangas por baixo da rosa central, criando uma espécie de arco desde uma das pontas até ao centro (neste ponto, convém não furar a renda exactamente no meio das rosas, para que no passo seguinte haja espaço para coser outro fio de missangas, esse sim ao centro. Na rosa do lado direito a entrada do fio deve situar-se ligeiramente para a esquerda do meio dessa rosa e deve passar ligeiramente à direita do meio da rosa que fica ao centro; o mesmo processo para a rosa esquerda, mas de modo inverso).




4º passo: coser um fio de missangas por baixo do centro de cada rosa, para este fio deve usar-se uma missanga no final que vai servir de bloqueio à outras, ou seja, depois de a agulha passar pela última missaga volta novamente para cima entrando na missanga imediatamente a seguir à última, deste modo, a última missanga fica presa na volta da linha, travando as outras!


Com este modelo simples, podem fazer-se numerosas variações, usando fita de veludo, fita de cetim ou pequenas jóias que se podem comprar nas retrosarias.


Fonte:http://tonsdenegro.blogspot.com

Essas são algumas que fiz á algum tempo e adaptei




as dos eventos tem um feixe mas nada impede vc's de colocarem e adaptarem também

Nenhum comentário:

Postar um comentário