quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como fazer um uniforme de Maid

  Maid [Vestido]

Materiais:
- Tricoline Preto (Com elastano - Evita que a roupa fique justa demais)
- Tricoline Branco (Para acabamento)
- Renda de algodão (Pode ser passada, acabamento mais bonito)
- Zíper ou Botão (para fechar a roupa atrás)
Modo de fazer:

Antes de tudo, sugiro que clique nas imagens para ampliá-las! :3

Primeiramente, vamos fazer a parte superior do Vestido. Para isso, recomendo que pegue uma blusa justa sua de tecido que não estica (blusa social, brim, couro, etc) e dobre-a ao meio. Faça o mesmo com o tecido preto e logo coloque a blusa dobrada no meio por cima do tecido. Desenhe com um giz de quadro o contorno da sua blusa, desenhe ao redor da manga e o buraco para a gola. Dessa maneira você não precisa fazer cálculos para o seu vestido e ainda consegue uma medida certa, idêntica à da sua blusa. O resultado deve ser mais ou menos como o da imagem.

Na hora de cortar, recomendo que corte um pouquinho maior do que o traço feito, então não terá problemas de ficar justo demais. Corte duas partes iguais (Se você tiver o busto mais cheio, recomendo que faça uma das partes mais larga).



Com as duas partes cortadas, costure ao redor deixando buraco para a manga, a gola e claro, embaixo. Deve ficar algo parecido com o da imagem acima. Pode acontecer de não ficar muito acinturado, nesse caso marque com a roupa no corpo o quanto vc teria de diminuir e volte para a máquina (costurando por dentro, é claro) o tanto que vc acredita que seja necessário para acinturar seu vestido.


Feito os ajustes, retire a blusa e abra na parte de trás. É nessa abertura que entrará o Zíper ou os botões que você escolher.


O Buraco para a manga deve ser algo semelhante ao da imagem, proporcional à blusa que você escolheu logo no início.


No caso desse vestido, a manga é bufante, ou seja, vc tem de cortá-la no formato de um Trapézio Isóceles. A parte mais curta é a que entra na blusa e a mais larga a que fica embaixo. Corte duas mangas da altura que você deseja que a sua seja.


Vamos agora franzir a parte inferior da manga. Passe uma costura com pontos largos (pode ser à mão também) e puxe a linha até que toda a manga esteja franzida (Lembre-se que seu braço precisa passar pela manga.


Pegue uma tira de tecido branco para fazer o acabamento sobre a parte franzida. Costure a fita por cima do franzido, dessa forma ele não irá se desfazer.


Sua manga deve ficar dessa maneira. A parte inferior com o detalhe branco está franzida e a parte superior será a que eu irei encaixar no buraco da blusa. Para encaixá-la na blusa, coloque-a por dentro do buraco e passe a costura com pontos menores, para assegurar de que a manga jamais se soltará. Lembre-se de fechar a manga dos dois lados.


Sua manga ficará mais ou menos assim, já encaixada na blusa!


Vamos fazer a saia agora. Ela será cortada em godê, ou seja, terá uma roda muito bonita. Para isso, pegue seu tecido e dobre-o como indica a imagem. Observe bem os traços. O traço azul representa sua cintura e a verde, a parte debaixo da roupa. Aqui cortaremos duas partes identicas a essa, então vamos às contas!
No tracejado azul, com o pano dobrado dessa maneira, coloque 1/4 de sua cintura. Ou seja, se sua cintura é 60, o traço azul deve ter 15cm de comprimento. Desse modo, quando abrirmos o pano teremos um buraco de 30cm, e somado à outra parte do vestido, 60cm!
Agora, da linha azul até a verde será a a altura da saia. Se você quer que sua saia tenha 40cm da cintura para baixo, coloque a linha verde 40cm abaixo da linha azul.
Para fazer um tracejado verde perfeito, coloque a fita métrica na ponta superior mais aguda. De lá, marque os 40cm e arraste-a como um compasso, marcando onde dá 40cm. Assim sua saia terá uma altura proporcional. Tudo pronto, corte nas linhas tracejadas, dois pedaços idênticos!
Eu fiz a linha azul um tanto mais larga que minha cintura para que eu pudesse franzi-la depois.


Cada pedaço deve ficar assim. Agora costure em um dos lados (direito ou esquerdo).


Como a linha azul ficou mais larga que minha cintura, eu franzi o tecido em cima.


E então costurei na parte de cima da blusa, franzindo até que tivessem o mesmo tamanho.


Aproveite então sua última oportunidade de regular o tamanho da saia. (cuidado, não faça como eu e diminua demais. ) Depois de cortar não tem volta!
Feche então a parte aberta de sua roupa e coloque, na blusa, os botoes (pressão, casa, etc) ou zíper, à sua escolha. Se quiser fazer algum detalhes na gola, utilize o pano branco para dar constraste.


Agora, vamos aos detalhes! Corte uma tira larga, longa (beeem longa) de tecido preto para fazermos os babados do final da saia.


Franza toda a extensão da fita até que possa cobrir toda a parte inferior da saia.

Deve ficar exatamente assim!

Coloque a renda onde achar melhor!


  Maid [Punhos]


Material necessário

Tecido Preto
Para o tecido eu recomendo seriamente um tricoline com elastano. Por dois básicos motivos: 
1. Tricoline é algodão, ou seja, a roupa ficará fresquinha e terá um caimento legal. 
2. O elastano dispensará o uso de botões em algumas peças, além de ser bem mais seguro na hora de vestir (para não arrebentar).
Aqui eu comprei 2 metros (esse pano também será usado para o vestido). Mas dependendo do seu tamanho, 1 metro e 20 já serão suficientes :3

Rendas 
Por questões estéticas, eu recomendo o uso de rendas de algodão. Pessoalmente, eu as acho muito mais bonitas e têm a vantagem de poder passar sem derreter. 

Decoração 
Fica a seu gosto. Guizos, botões, lacinhos, pedrinhas, tinta, isopor, biscuit, adesivo ou pelúcia... Qualquer coisa que queira ♥

Modo de fazer 
 
Para começarmos, corte o tecido preto (Ou da cor que você quiser o seu vestido...) nesse formato retangular. Como talvez você possa imaginar, o Lado A e B serão a altura do seu punho, enquanto os lados a e b serão a largura. Eu cortei algo por volta de 22 centímetros para AB e 16cm para ab.


 Então... depois de cortar, dobre no meio A/B e costure direto na máquina. Feche um dos lados também, mas deixe o outro aberto para que você possa virar ao contrário e a costura fique para dentro. Depois feche o lado aberto na máquina, costurando bem na pontinha para que o acabamento fique bonitinho ♥

  
Hora de colocar a renda!
Eu gosto de coisas pequenas e bonitinhas, por isso peguei uma renda menor. Mas nada impede que você use uma renda de 15 cm vermelha com glitter. Aí vai do bom senso. Bem, eu dobrei a ponta inferior da renda e costurei beem na beirada, aí ela ficava um tanto menor do que ela já era. Ah sim, eu cortei em apenas três lado. Um deles eu deixei vazio, questão de gosto.


O seu punho deve estar algo assim mais ou menos
Agora é só dobrar ao redor do seu pulso e costurar no lugar onde está a linha. Atenção! Se o seu pano não for elástico, você terá de colocar um botão ao invés de costurar


Costurado... Agora vem a melhor parte! Decoração
Na imagem eu coloquei um botão gigante e vermelho. Mas ponha o que você quiser, sim?


Por fim, eu coloquei um guizo mesmo.
Como vc pode ver, eu deixei um tanto mais largo que minha mão, aí eu posso deixar na altura que eu quiser (e sai fácil) 


Repita o processo para produzir um segundo
  O punho é parte mais fácil e divertida na minha opinião, já que não tem erro e você pode inventar o quanto quiser!
  
Maid [Headdress]

Postando agora a segunda parte do tutorial de Maid. Agora ensinarei como fazer um headdress bem simples!

[Material necessário:]


-
Arco de cabelo: Você também pode usar apenas uma fita. Mas eu não confio que meu cabelo possa segurar uma dessas por muito tempo. Então optei por usar um arquinho simples mesmo... Comprei 10 arquinhos por 4 reais.
-
Tecido Preto: Usaremos apenas para forrar o arco. Se o seu já for preto, ou da cor do vestido, não se preocupe com isso.
-
Enfeite: A maioria das Maids utilizam rendinhas para o enfeite. Mas você pode usar laços, passa-fita e até orelhinhas de animais ♥

[Modo de fazer:]


 
1.Limpe seu arco! Se ele tiver qualquer coisinha em cima dele, retire pois iremos cobri-lo com o tecido preto.


2. Falando no tecido, corte um pedaço retangular bem comprido, mais ou menos com a mesma medida do arco. Mas corte direito, não como eu fiz 

 
3 .Dobre o retângulo no meio (como a imagem) e costure bem na pontinha. Feche apenas um dos lados e vire-o ao contrário. Isso pode ser muito chato e difícil, então se tiver problemas, utilize uma caneta ou grampo ao virar.

 4.Ele deve ficar mais ou menos assim... Na forma de um canudinho mesm.


5. Passe-o pelo arco, como se fosse uma capa.


6. Hora da decoração! Eu escolhi usar um passa-fitas velho e usado que tinha aqui em casa.Mas para pessoas mais endinheiradas, compre uma renda larga de algodão bem bonita e costure ao longo do arco.


7. Continuando a decoração, agora eu farei um lacinho para finalizar. Corte o pano em um outro retângulo menor


8. Dobre-o no meio e costure a parte lateral. Então dobre-o novamente no sentido em que estou mostrando na imagem, deixando aquela parte feita no meio. Então feche um dos lados (em cima ou em baixo) e vire o retângulo ao contrário, costurando a única parte que sobrou aberta.


 9. Faça outro canudinho e passe-o pelo meio do retângulo, moldando-o para que se torne um lacinho. Costure atrás, manualmente, para que o canudo não solte e deforme seu lacinho. Agora é só pregá-lo onde quiser.

A minha ficou assim. Mas as variações que existem são infinitas... Então divirta-se enquanto cria!
Com esse mesmo tutorial você pode fazer outras variações:

 

Maid [Avental]



Materiais:

Tecido Branco (Sim! Só isso.Eu usei tricoline branco, para combinar com o tricoline preto de que foi feito o resto da roupa!)

Como Fazer:



Corte os panos da maneira que a imagem mostra. No número 1 vemos um quadrado, que a parte do corpo do avental. O Número 2 representa as duas alças que irão do corpo até a fita de trás. Para fazê-la é só repetir o processo que mostrei no Punho, onde você corta um retângulo com o dobro da largura que você deseja sua alça, dobra-a ao meio e costura, para logo então virá-la ao contrário, como um grande canudo branco.

Lembre-se de fazer duas! Afinal, serão duas alças.
No Número 3 temos a fita que amarra na cintura. Faça-a do mesmo modo que as alças foram feitas. O Número 4 é a parte bonitinha do avental. Aquela parte que fica sobre a saia, no nosso caso. Como você pode ver (pela metade), essa parte é cortada um tanto mais larga do que ela realmente é já que iremos franzi-la.


Para franzir basta alinhavar (passar a agulha à mão mesmo) em pontos largos (como mostra a figura) e depois só puxar a linha de um dos lado.


Então... Corte tiras retas do tamanho do babados que você quererá (você também pode fazer sem babados, não faz mal) e franza-os (?) para logo em seguida pregar na beirada do avental.


Agora é só pregar tudo. O quadrado do corpo no meio da faixa da cintura. A parte redonda (já com o babado) abaixo da faixa e as duas alças no quadrado e na faixa central.


Agora farei babados para decorar a alça! Dessa vez fiquei com preguiça de alinhavar à mão, então passei na máquina com o ponto bem largo de modo que eu pudesse puxar até que ficasse...


Assim

Agora é só pregar debaixo da Alça do ombro.

Detalhes prontos

Agora é só dar o lacinho atrás
 
Maid [Meias]

[Material necessário:]

-
Legging Infantil Preta: Eu ensinarei uma técnica secreta para quem quiser economizar e ter uma meia de fio grosso. Então sugiro que comprei uma legging infantil (deve custar no máximo 6 reais) da cor de sua preferência  - Rendas: Mesmo caso das outras, recomendo o uso da mesma renda da roupa, para manter um padrão.

[Modo de fazer:]



1. A meia na verdade é a mais fácil, dada as devidas circunstâncias. Eu vou ensinar uma coisa meio improvisada que eu faço, mas vamos lá. Eu comprei uma legging preta infantil de fio bem grosso (odeio que a perna apareça através da mei) e cortei na parte onde há a junção das duas pernas. Ali na imagem onde você vê um traço eu costurei no formato de uma meia comum. A grande vantagem da Legging é que a parte que originalmente terminaria na canela tem um acabamento bonitinho que pode ficar muito legal virado ao contrário. Mas aí, é só fechar na parte que ficou aberta e vestir a Legging! Se você preferir comprar seu proprio tecido, lembre-se que ele deve ser elástico. Aí é só cortar nesse formato que você vê na imagem que dará do mesmo jeito.


2. Hora da Renda! Vista a meia até a altura que você quererá que ela fique ao final. E ali mesmo, costure a renda, à mão. A grande importância disso é que ao tirar a meia ela volta à sua forma original, e quando vestida na perna ela já ficará esticada o suficiente para que você possa usá-la. Assim, costure a renda com pontos bem largos, que na verdade só servem de marcação.


 3.Agora é só tirar a meia com cuidado para não desfazer o alinhavado e passar na máquina com algum ponto mais firme


4.Sua meia está pronta.Quando você acabar ela ficará meio franzida assim, mas é normal. Quando for vestir tome muito cuidado para não arrebentar a costura nem forçar demais a sua perna...Não vale de nada se um acessório te machucar.
 
Esse tutorial como se pode ver,achei ele no Lazcosplay.com
muito bom ele,prova que não e preciso gastar muito no seu cosplay. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário