quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mundo Estranho Edição 126 PREVIEW!!

 ME126-capa-grande

  Como conectar a TV e outros aparelhos no computador?

per-126-cabo-tv
Tablet
Sabia que dá para controlar o computador pelo iPad? Isso é possível pela rede Wi-Fi (sem fio) e a única coisa necessária é instalar um app que gerencia a comunicação entre os aparelhos. Há vários disponíveis para iOS e para Android (procure por “remote desktop”).
  • Utilidade: controlar o computador remotamente.
  • Conexão: Wi-Fi.
TV
É muito fácil gravar o que rola em uma TV digital (de LED, LCD ou plasma) num computador. Algumas placas de vídeo oferecem entrada RCA ou HDMI para captura direta. Para gravar, é preciso usar um software específico.
  • Utilidade: gravar programas de TV e suas jogadas no videogame.
  • Conexão: RCA ou HDMI.
Violão elétrico ou guitarra
Transformar o micro em miniestúdio é simples: basta usar um adaptador P10-P2 para plugar o cabo da guitarra na entrada de áudio auxiliar do computador. Cuidado para não usar a entrada de microfone (geralmente de cor rosa). Se plugar nela, o som ficará amplificado e distorcido.
  • Utilidade: gravar seu som
  • Conexão: P2
Telefone
Conectar a linha telefônica no micro permite fazer ligações e enviar fax por meio dele. Há muitos softwares que gerenciam as ligações e vários deles oferecem até secretária eletrônica. Basta plugar o fio do telefone na entrada RJ11 da placa de modem do computador.
  • Utilidade: telefonar pelo micro.
  • Conexão: RJ11
TV
Basta ligar um cabo de vídeo diretamente na TV para exibir, na telona, a imagem do que rola no micro. O mesmo vale para projetores. Em alguns casos, é possível usar a conexão HDMI e até a rede Wi-Fi para isso.
  • Utilidade: curtir vídeos e jogos do computador em telas maiores.
  • Conexões: DVI, VGA, HDMI, Thunderbolt (Mac), Ethernet* ou Wi-Fi.
Videogame
Os consoles atuais funcionam como central de mídia. Por meio de sua rede doméstica (via cabo Ethernet ou Wi-Fi), ele acessa arquivos, visualiza fotos e reproduz músicas e vídeos armazenados no computador. Para isso, instale o PS3 Media Server ou o XBMC (para Xbox 360). Os dois são free!
  • Utilidade: acessar arquivos do computador pelo videogame.
  • Conexões: Wi-Fi ou Ethernet*.
Gadgets
Além de dados, a conexão USB do computador também transmite corrente elétrica, que pode alimentar inúmeras tranqueiras em miniatura, como geladeira, ventilador, aquecedor de caneca, pantufas, aromatizador de ambiente e outros brinquedinhos inúteis.
  • Utilidade: passar o tempo.
  • Conexão: USB
Câmera fotográfica
A conexão USB não serve apenas para baixar as fotos que você fez para o computador. Por meio dela, também é possível controlar alguns modelos de câmera pelo micro. O segredo está em usar um software que permite regular os ajustes e cliques.
  • Utilidade: fotografar pelo computador.
  • Conexão: USB.
*Ethernet é a conexão para troca de dados entre computadores, via cabo.
Acesso liberado – conexões para turbinar seu computador
USB Popular desde o fim dos anos 90. Fez bombar o conceito de dispositivos plug and play (conecte e use).
P2 e P10O primeiro é o padrão de fones de ouvido pequenos. O segundo é o plugue básico de instrumentos musicais.
RCA Conector muito usado em aparelhos de som e TVs. A cor identifica o sinal que o cabo transmite.
VGAPadrão de vídeo analógico que se popularizou como apelido do conector D-Sub para monitores.
RJ45/RJ11Conexão para pulsos telefônicos. Tem a mesma tecnologia usada no plugue de rede ethernet.
HDMI Versão aprimorada do DVI, capaz de transmitir imagens em alta definição, som e sinal de internet.
DVI Interface para transmissão de vídeo em formato digital. Usada em TVs, monitores e projetores.

Quem inventou o skate?

per-126-skateOs primeiros relatos de pranchas sobre rodas datam de 1880, mas a patente do skate só foi registrada em 1936.
Antes de ser produzidos em escala industrial, a partir de 1959, os skates eram fabricados em casa, com crianças e adolescentes encaixando rodas de patins em tábuas e caixotes. Nos anos 60, o brinquedo virou mania nacional nos EUA e foi destaque na revista Life. As manobras radicais começaram a surgir nos anos 70, com surfistas da Califórnia (EUA) deslizando pelas ruas e dentro de piscinas vazias – que inspiraram os bowls e half pipes atuais – em dias que não dava praia.
No Brasil, o skate chegou com o apelido de surfinho em 1968. A primeira pista foi construída oito anos depois, em Nova Iguaçu (RJ).
A reinvenção das quatro rodas - as manobras que conhecemos hoje só começaram a surgir há 34 anos
  • IDADE DO FERRO (1880-1950)
Na era dos patinetes, era preciso ser ousado para descer as ruas sobre tábuas e caixotes pregados a rodinhas de patins, sem apoiar as mãos em nada. Com rodinhas de ferro e pranchas sem aerodinâmica, os tombos eram feios. Para piorar, muitos meninos e meninas brincavam descalços.
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1959)
A primeira fabricante de skates em escala industrial foi a norte-americana Roller Derby. O shape (formato) das pranchas era menor, com nose (frente) arredondado e tail (traseira) reto. Na época, a aposta eram rodinhas de borracha dura, ultrarresistentes, mas sem muito molejo.
  • IDADE DO PLÁSTICO (1972)
O norte-americano Frank Nasworthy acoplou rodas de poliuretano, mais aderentes e, portanto, seguras. Em 1978, Alan Gelfand inventou o “ollie”, primeira manobra aérea do skate, básica até hoje. O shape evoluiu até os modelos atuais, com tail e nose com a mesma inclinação e curvatura.
Curiosidade: o skate não herdou só as rodinhas de patins e patinetes: até meados dos anos 60, os movimentos eram inspirados na patinação artística

TOP 10 – As lendas urbanas mais bizarras do rock

per-126-lendas-urbanas-rock
Pactos com o diabo e até um Elvis que não morreu são hits que nunca saem das paradas. Conheça outras teorias conspiratórias que rondam o universo da cultura pop:
10. Dupla gay
Artistas: Mick Jagger e David Bowie
Em 1990, a mulher de David, Angela, participou do programa The Joan Rivers Show e disse em rede nacional que flagrou o marido na cama com Mick Jagger. Semanas depois, ela voltou atrás e declarou: “O que vi foram duas pessoas dormindo na minha cama. Não significa necessariamente algum tipo de caso”. Para Bowie, a insinuação de um caso gay não passou de uma invenção, enquanto o líder dos Rolling Stones considerou o caso uma tremenda besteira.
9. Sem costelas
Artista: Prince
O cantor é famoso por suas excentricidades. Quando sai em turnê, por exemplo, exige que a suíte do hotel (incluindo os móveis) seja pintada de preto. Também adotou um símbolo impronunciável como nome artístico, tanto que preferiu ser chamado pela mídia de “o artista anteriormente conhecido como Prince”. Mas nada se compara à suposta decisão de retirar duas costelas para praticar sexo oral consigo mesmo. Ele nunca confirmou nem desmentiu tal boato.
8. Sinistra sincronia
Artista: Pink Floyd
Ninguém sabe quando surgiu a lenda de que The Dark Side of the Moon, de 1973, sincroniza com O Mágico de Oz, de 1939. Fãs da banda dizem que existem mais de 100 conexões entre o álbum e o filme. As mais famosas: o verso “balanced on the biggest wave” (“balançado na maior das ondas”), da canção Breathe, toca quando Dorothy se balança em cima do muro, e “the lunatic is on the grass” (“o lunático está na grama”), de Brain Damage, quando o Espantalho age como um louco. Detalhe: o corpo dele é feito de grama seca.
7. Negociando elefante
Artista: Michael Jackson
O cantor gostou tanto do filme O Homem-Elefante que resolveu conhecer o personagem, Joseph Merrick, pessoalmente. Em 1987, visitou o Royal London Hospital, onde estão os restos mortais de Merrick. Lá, teria oferecido US$ 500 mil pelos seus ossos. Diante da recusa, teria aumentado a oferta para US$ 1 milhão. Anos depois, em entrevista a Oprah Winfrey, admitiu que se identificava com o Homem-Elefante, mas não a ponto de comprar suas relíquias.
6. Sanduíche assassino
Artista: Cass Elliot (Mama Cass)
Depois da morte da ex-vocalista do grupo The Mamas & The Papas, em julho de 1974, surgiram rumores de que a cantora teria morrido engasgada com um sanduíche de presunto ou uma coxinha de galinha – graças ao seu histórico de sedentarismo e obesidade. Mas o relatório do legista dissipou a dúvida: a roliça Cass morreu de ataque cardíaco, devido aos seus 108 kg. Além disso, não foram encontrados sinais de comida em sua traqueia.
5. Linguarudo
Artista: Gene Simmons
No começo dos anos 70, quando criou a banda Kiss, em parceria com seu amigo Paul Stanley, Simmons dizia que sua língua era comprida porque ele havia cortado a parte inferior para deixá-la maior. Anos depois, espalhou a lenda, ainda mais bizarra, de que havia implantado uma língua de vaca e, por esse motivo, teria um órgão muscular de 17 cm. Em 2001, no lançamento da autobiografia Kiss and Make-up, o artista desmentiu toda a história.
4. Sangue animal
Artista: Keith Richards
Em 1973, o guitarrista dos Stones resolveu se internar em uma clínica de desintoxicação na Suíça, onde foi submetido a uma hemodiálise para limpar as substâncias tóxicas de seu sangue. E, sempre que alguém lhe perguntava sobre o episódio, ele inventava uma história diferente. Certa vez, garantiu que trocava o sangue do corpo para se livrar da cocaína. Em outra ocasião, disse a jornalistas que os médicos experimentaram nele uma nova técnica: transfusão com sangue de cavalo.
3. Bat-comida
Artista: Ozzy Osbourne
Durante um show da turnê do álbum Diary of a Madman, em 1982, na cidade de Des Moines (EUA), o ex-vocalista do Black Sabbath arrancou, a dentadas, a cabeça de um morcego que um fã atirou ao palco. Em sua autobiografia Eu sou Ozzy, o roqueiro explica que só abocanhou o bicho porque pensou que se tratava de um brinquedo de plástico. Quando sentiu o gosto “quente e crocante”, se deu conta da burrada. Por precaução, o cantor tomou algumas doses de vacina antirrábica.
2. Morte obscura
Artista: John Bonham
O baterista do Led Zeppelin morreu asfixiado por seu vômito em setembro de 1980, em um quarto da mansão de Jimmy Page, guitarrista da banda. Alguns acreditam que Bonham teria sido morto em um ritual satânico, uma vez que Page era simpatizante do ocultismo – a ponto de ter comprado, em 1970, a mansão que pertenceu a Aleister Crowley (famoso ocultista). Em março de 2000, porém, Page ganhou uma ação contra a revista Ministry, que o acusou de não ter prestado socorro ao baterista.
1. Falso Paul
Artista: Paul McCartney
Em 1966, Paul sofreu um acidente de moto perto de Liverpool. Embora tenha apenas trincado os dentes e cortado o lábio, surgiram boatos de que ele teria morrido e, por decisão do empresário Brian Epstein, teria sido substituído por um sósia: William Campbell. Indignados, os três Beatles divulgaram pistas de sua morte nos álbuns Sgt. Pepper’s, Magical Mystery Tour e Abbey Road. A capa desse último teria mensagens cifradas, como o cortejo fúnebre, os pés descalços de Paul e a placa do fusca branco. Em 1969, um DJ de Detroit recebeu a ligação de um ouvinte que deu os indícios da morte. O estardalhaço foi tanto que McCartney suspendeu suas férias para mostrar que estava realmente vivo.

Como um filme é convertido para 3D?

per-126-imagem-3d
Há três métodos, que você confere abaixo. Em comum, eles tentam recriar a ilusão da paralaxe – a sobreposição de duas imagens idênticas, como se fossem captadas por cada um dos nossos olhos, que, fundidas no cérebro, dão a sensação de tridimensionalidade. Mas os resultados nem sempre são satisfatórios.
O melhor modo ainda é captar o filme, desde o início, com equipamento 3D.
3 X 3 - Conheça as três técnicas para gerar a terceira dimensão
1. Recortar e colar
O primeiro método é o mais fácil e rápido – leva cerca de um mês. Um software localiza os elementos de cena que estão no primeiro plano (mais “à frente” no cenário) e desloca seus pixels para criar a imagem duplicada do 3D. Esse processo é parecido com o dos televisores 3D.
2. Trabalho braçal
O segundo método é semelhante, mas mais artesanal. Por isso, se for feito às pressas, pode deixar a desejar – foi o que aconteceu, por exemplo, com o filme Fúria de Titãs, de 2010. Cabe a um artista 3D (e não a um computador) analisar cena a cena e separar os dois planos. Em seguida, é criada uma modelagem geométrica dos principais elementos.
Jogo de cena
Sobre essa geometria, é projetada a cena original – assim, as modelagens ganham a textura, as sombras e a luz originais. E aí essa imagem é filmada por uma câmera 3D virtual (criada pelo próprio computador dentro desse cenário). Essa câmera cria a sobreposição de imagem que será projetada na tela das salas de cinema.
3.Mínimos detalhes
A última técnica é uma versão melhorada da segunda. Aqui, a cena é desconstruída e todos os elementos são modelados a mão. Depois, ela é reconstruída quase inteira em 3D e também recebe a projeção do 2D. Alice no País das Maravilhas, de 2010, foi feito assim. Esse é o método mais caro: de US$ 80 mil a US$ 100 mil por minuto de filme.
 mundoestranho.abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário