quinta-feira, 21 de junho de 2012

Review: Shinobi (3DS)!!

Plataforma: Nintendo 3DS
Produção: Sega
Desenvolvimento: Griptonite Games
Gênero: Plataforma
Jogadores: 1
Conectividade: StreetPass 

Por que Shinobi foi lançado somente para Nintendo 3DS? Ele possui todos os elementos para ser um grandioso título hardcore feito para os consoles de mesa. Tudo bem que jogos de plataforma já não fazem sucesso como antigamente, mas as fases são grandes demais para um portátil, pois levam de 10 a 15 minutos para serem concluídas.

Assim como seus antecessores, a aventura é incrivelmente difícil, mesmo com as vidas infinitas no nível Beginner (iniciante). Mas essa dificuldade aumenta ainda mais a vontade de superar os desafios. Não que seja difícil ficar frustrado, mas é uma boa oportunidade para os mais novos experimentarem a sensação que tínhamos nos jogos de NES (neste caso, no Master System), ao ter que aprender a superar desafios através de tentativa e erro.
A simplicidade dos cenários ajuda a não confundir os jogadores e eles evitam sobrecarregar a tela sempre que possível, além de dar um ar artístico de típico game japonês. Além disso, o efeito 3D deixa a aventura muito mais bonita do que nas imagens divulgadas.

A única coisa que senti falta foi de um botão para andar um pouco mais rápido. O jogo se tornaria mais divertido se a sensação de dinamismo fosse maior. A velocidade reduzida deixa o game mais técnico, já que cada inimigo é mortal, e sua barra de energia esvazia rapidamente nos modos mais difíceis. 
É preciso saber o momento exato para se defender das espadadas e desviar dos projéteis. É fácil dominar a técnica, mas é complicado acertar sempre, principalmente quando se está cercado de capangas. Além das batalhas, que são o ponto forte, há trechos de plataforma. A jogabilidade não é ideal para encarar esses desafios. Cair em um buraco inesperado se torna muito comum durante a aventura.

Vale a pena conhecer este Shinobi. Ainda que não seja um título inesquecível, passa uma boa sensação ao usar as habilidades de ataque e defesa para acabar com os inimigos. Mas esteja ciente de que os maiores capangas deste jogo, infelizmente, são os buracos, abismos e precipícios. 

Gráfico: 6.0
Som: 7.0
Jogabilidade: 7.0
Diversão: 8.0
Replay: 6.0
Nota Final: 7.0
 nintendoworld.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário