sábado, 4 de maio de 2013

Koinobori!!


Koinobori (鯉幟 literalmente, Subida das carpas) é um costume do povo japonês de comemorar o Dia dos Meninos no dia cinco de maio hasteando birutas em forma de carpa. O costume anterior à restauração Meiji chamava-se fukinagashi.
Confecção artesanal de um Koinobori
A data era comemorada por militares e civis, com os militares hasteando birutas que lembram vagamente uma lula e a plebe hasteando carpas simbolizando aguerrimento, tenacidade e obstinação, características essas que os pais apreciariam ver incorporadas em seus filhos varões.

O hasteamento dos kois

A figura acima ilustra um koinobori misto, com uma biruta samurai em cima, seguido de um koi preto (representando o pai), de um koi vermelho (representando o primogênito) e de um koi azul (representando um filho mais jovem). Se houver mais meninos na casa, o menino seguinte é representado por um koi verde, um outro por um koi violeta.
A haste é erguida no lado de fora da casa, a uma altura acima da linha do telhado para que todos os kois fiquem visíveis do entorno da casa. A dimensão dos kois pode variar de alguns centímetros a vários metros.
O koinobori é hasteado no final de abril para se estender até o Dia das Crianças.

Canção do koinobori

Há uma canção muito popular que é cantada pelos membros da família.
Japanese:
屋根より高い鯉幟
大きい真鯉はお父さん
小さい緋鯉は子供たち
面白そうに泳いでる
Romaji: Yane yori takai koi-nobori Ōkii magoi wa o-tō-san Chiisai higoi wa kodomo-tachi Omoshirosō ni oyoideru Tradução livre: Do alto da casa sai o koi-nobori Papai é a carpa preta grande Carpas pequenas são as crianças Todos nadam alegremente

Nenhum comentário:

Postar um comentário