sábado, 25 de maio de 2013

Você não desenha bem? Saiba porque…!!

É impressionante como algumas pessoas conseguem desenhar tão bem enquanto outras que mesmo insistindo, mal desenham um boneco palitinho. Diante dessa situação ainda vejo pessoas se queixarem de seu péssimo desempenho ao tentar desenhar, dizendo que não possuem jeito, que isso é só para quem tem o dom. Assim elas se desmotivam, e resolvem não praticar mais.
O que a maioria não sabe, é que elas utilizam somente o hemisfério esquerdo do cérebro, sendo que para desenhar devemos principalmente utilizar o hemisfério direito, é nele que estão contidas as ferramentas necessárias para desenhar.
Quem conhece desenhistas, sabem que eles possuem um jeito diferente de sentir e relacionar com o mundo. Na maioria das vezes são criativos, pacientes, detalhistas, sensíveis, divertidos, observadores, intuitivos, sem noção do tempo, entre muitas outras características.
Se você quer aprender a desenhar, precisa desenvolver estas e outras características,  precisa se alinhar com elas e promovê-las. Ser um desenhista demanda uma série de novos hábitos e valores, não é simplesmente pegar no lápis e  e copiar desenhos.

Daí você me pergunta… Como assim? Como que eu faço isso?

Um desenhista quando chega em um ambiente e gosta de alguma figura ou objeto, ele tende a querer memorizá-la, para futuramente desenhá-la. O mais interessante nisso é que ele a sintetiza de uma forma especial, que permite futuramente desenhar aquela figura sem ter de consultá-la novamente; uma maneira bem proveitosa de utilizar a memória para guardar imagens. Assim ele memoriza ângulos, associa detalhes a formas geométricas, busca orientação através de linhas, vê o desenho de maneiras diferentes, analisa espaços, proporções, etc.
Existem diversos profissionais que pesquisaram a fundo como funciona o cérebro. Assim temos como exemplo os pesquisadores da Universidade College London, que afirmam que pessoas que não desenham bem, normalmente não vêem o mundo como ele é; não têm uma clara percepção de cor, brilho, proporção, entre outros elementos de um desenho.
Além deles podemos citar o trabalho da educadora norte-americana Betty Edwards, autora do livro “Desenhando com o lado Direito do Cérebro”, que pesquisou e estudou o cérebro humano. Ela descobriu que para desenhar, seria necessário utilizar as modalidades do hemisfério direito do cérebro, o portador das modalidades criativa, imaginativa, inventiva, intuitiva, entre outras.

desenhoonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário