quinta-feira, 23 de maio de 2013

Naruto – Uma luz no Fim do Túnel!!

Será que agora o mangá toma jeito?

abertura
Em semana com Oda doente, Kishimoto surpreendeu e conseguiu finalmente colocar um sorriso no meu rosto. Depois de tudo que tem acontecido no mangá é evidente que o fim de Naruto está cada vez mais próximo, mas… que se dane o fim, o importante agora é que, aparentemente, o mangá voltou aos eixos, e tivemos um dos melhores capítulos de toda a fase Shippuden.
Quem acompanha o Blog há mais tempo, sabe muito bem que eu sou um assíduo crítico de Naruto (Shippuden). Para mim, depois que houve o time skip, Kishimoto se perdeu um pouco na história. Ele acabou deixando alguns personagens fortes demais, esqueceu outros, ignorou mais alguns, inventou coisas sem necessidade, ressuscitou os mortos, matou Konoha inteira pra depois revivê-la, enfim, fez coisas que me desagradaram fortemente.
Foi difícil para mim acompanhar tudo aquilo. Não parecia mais o brilhante mangá que conheci há 8 anos, onde o poder era relativo, onde habilidade e raciocínio andavam de mãos dadas, onde o fraco/inteligente tinha mais valor que o ignorante/poderoso. Não importa que argumentos sejam usados, a meu ver, nessa fase Shippuden Kishimoto mudou a essência de sua história (para pior…).
O capítulo dessa semana (631) tratou de chutar tudo aquilo que o autor tentou construir na fase Shippuden. Querem saber o porquê? Então leiam o capítulo, e vamos à análise.
Sasuke, que já era tido como o “vilão final”, voltou para o lado do bem. Ele agora tem o bizarro objetivo de se tornar Hokage (lol, logo ele que até pouco tempo era o inimigo número um do mundo shinobi). Sim, essas coisas bizarras sempre estiveram presentes em Naruto, principalmente quando Jiraya estava vivo. Kishimoto durante a fase Shippuden tentou fazer com que os leitores odiassem Sasuke. O problema é que isso não deu certo, o fandon que o personagem conquistou continuou adorando-o independente dos atos que ele praticava (matou seu irmão Itachi; traiu Karin sua então “companheira” de equipe; entrou para a Akatsuki; Saiu da Akatsuki; Quase matou Naruto e Kakashi, e Sakura; entre outros…). Sasuke não se tornou um vilão, ele sempre foi o anti-heroi da história, só que Kishimoto não enxergava isso.
hokages
O encontro de Naruto e Minato foi tratado da melhor forma possível. Discreto, sereno. Naruto já sabia que Minato e os outros estavam vindo, então para ele não houve surpresa. O mesmo vale para o encontro com Sasuke, que foi até aceitável. Em outros tempos Naruto iria correndo abraçá-lo, aos berros de “amigo você voltou”, e blá blá blá. Agora não. Sasuke foi o objetivo principal de Naruto praticamente por toda a fase Shippuden, só agora, com a guerra atual, que essa perspectiva mudou (e convenhamos, já não era sem tempo). Com isso, o encontro dos dois pôde ser mais amistoso, um entendeu o sentimento do outro, não foi preciso dizer nada, apenas sorrir. Muito embora isso seja totalmente contraditório se formos analisar tudo que aconteceu depois da separação…
Quando terminou a luta que os dois tiveram lá no Vale do Fim, por capricho, dó, e sorte, Sasuke deixou Naruto viver. Ele foi ao encontro de Orochimaru em busca de poder, e não para destruir o mundo. Se após aquela luta, os dois tivessem se despedido apropriadamente, de forma racional, amigável, do tipo, “tomaremos caminhos diferentes a partir de agora, mas não deixaremos de ser amigos. Te vejo no futuro”, esse encontro teria sido ainda mais adequado. Mas, como nem tudo são flores em Naruto, prefiro não esquentar quanto a isso.
A reação dos demais personagens também foi esperada. Ficaram surpresos com tudo que aconteceu e com a forma como Sasuke se mostrou mais “comunicativo”, especialmente quanto ao bizarro papo de se tornar Hokage.
Sakura (a sem graça) também acabou ganhando destaque, reforçando o fato de que cada um deles foi treinado por um sannin. O que ainda não entra na minha cabeça, é o que ela esteve fazendo todo esse tempo que ainda não mostrou o resultado do seu treinamento. Todos já estiveram em situação de quase morte mais de uma vez nesses últimos capítulos, e por que cargas d’água só agora, depois que surgiram os quatro hokages + Sasuke, ela vem com o papo de “sou forte, e posso lutar”. Isso sim foi uma baita contradição (mais uma).
time 7
Bom, o post ficou longo, melhor encerrar logo e deixar pra continuar o papo nos comentários. Entre os outros assuntos que eu queria discutir, estão: Pra onde foram Tsunade e os outros Kages? Kishimoto não se esqueceu deles né; Pra onde foi o Sai? Kishimoto havia criando um substituto do Sasuke no Time 7 que acabou sendo esquecido na história (sacanagem); Se os Hokages são tão fortes assim, porque diabos ocorreram tantas guerras ninja ao longo da história de Naruto?
Ps. Coitada da Hinata, tudo que conseguiu nesse capítulo foram balõezinhos de reticencia…
hinata
portallos.com

Um comentário: