segunda-feira, 30 de abril de 2012

Retrô: Disney’s Aladdin!!

Olá amigos! Meu nome é Flora e eu vou começar uma coluna aqui no gamesPROJECT chamada RetrôPROJECT. O objetivo aqui é fugir um pouco do padrão de colunas de games, que são voltadas para grandes lançamentos. Cada geração de jogos tem alguma tendência: nos anos 90 tínhamos os jogos plataforma e RPG por turnos, hoje em dia estão na moda os jogos terceira pessoa coop. A ferramenta do emulador me permite explorar vários estilos e ao mesmo tempo chamar o leitor para jogá-los e dar sua opinião. Outra grande vantagem de jogar jogos antigos é que podem ser emulados por praticamente qualquer computador, sendo possível jogar até num netbook naquela aula chata da faculdade (não sigam meu exemplo ruim!). Pois bem, chega de papo furado.

DISNEY’S ALADDIN

Resolvi começar a coluna com um jogo simples, fácil de jogar, que provavelmente muitos jogaram na infância. Trata-se de Disney’s Aladdin, jogo de plataforma de 1993 que saiu para SNES e mais tarde foi relançado para GBA. Jogos de plataforma são quase sempre muito semelhantes, existindo vários títulos para o console da Nintendo deste gênero, mas muitos poucos são lembrados, como Super Mario World, a série Megaman e o próprio Aladdin. Eu sou grande fã desse estilo de jogo, e sinto falta nos consoles atuais de um plataforma 2D de qualidade. Recoro que foi lançado recentemente Super Mario Bros Wii, mas se trata de um reboot muito semelhante aos jogos anteriores do bigodudo italiano, inclusive com o mesmo estilo de controle dos seus antepassados.
Aladdin e o inseparável Abu
Aladdin é um jogo simples que tem 3 comandos simples: pular, jogar maçãs e um pequeno sprint. Tratando-se de um plataforma 2D, seu objetivo, naturalmente, é seguir o curso da fase desviando dos obstáculos e opcionalmente coletando diamantes espalhados pelas fases. Todas elas tem uma vida escondida, assim como um escaravelho em algum baú, que caso você consiga pegá-lo no ar, terá direito a jogar um Bonus no final da fase, podendo ganhar vidas, corações extras ou continues adicionais. Há também uns 3 ou 4 bosses, e uma fase diferente que é fugir de uma caverna com o tapete, tarefa meio difícil e que pode dar uma certa dor de cabeça. O jogo é muito bonito considerando-se os padrões da época, colorido e visualmente agradável, apesar de um leve pixelamento aparente. Há também pequenos flashes da história, que tornam a jornada um pouco mais explicável, principalmente nas fases piradas dentro da lâmpada do gênio, que eu acredito terem sido desenhadas por programadores sob efeito de dorgas. Embora se jogue com o personagem que dá nome ao game e filme, quem rouba a cena é o macaco Abu, que segue nosso herói pelas fases e muda seu comportamento de acordo com a posição do jogador, que vai desde imitar uma lutinha a indicar que há algo para baixo da tela.
Programadores on drugs
O jogo é curto, demorei pouco menos de 3h para terminá-lo, e são aproximadamente 15 fases.Usei, porém, artifícios do emulador, como poder salvar em qualquer momento do jogo, para salvar no início de cada fase. Caso não fizesse isso, teria demorado provavelmente o dobro, pois mesmo com muitos continues e podendo usar os passwords, perderia os bônus, como os corações extras, que tornam o jogo mais fácil. Li pessoas na internet reclamando que o jogo é demasiadamente fácil, mas acredito que se tratam de gamers muito experiêntes, e eu embora jogue há muitos anos não sou uma grande jogadora. Como qualquer “rom” jogado no teclado, você tem um pouco menos de precisão do que jogando num joystick normal, ficando mais fácil morrer nas quinas com buracos, mas a jogabilidade é simples e divertida, pois são apresentados obstáculos diferentes a cada novo estágio. Alguns são chatinhos de desviar, como as flechas dos arqueiros, mas você pega a manha.
Ouch!
Resumindo, se seu objetivo for perder alguns minutos, o jogo cumpre seu papel, eu dei algumas risadas com o macaquinho, mas se você prefere algo muito denso, como um Chrono Trigger, talvez não seja o jogo mais indicado.
Se ficou com vontade de jogar, dá uma procurada no sr. Google, joga aí e me diz o que tu achou!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário