segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jovens Artistas #7 Rafael Grampá!!


 


Gaúcho, Grampá trabalhou na rede de TV RBS no sul do Brasil. Mudou-se para São Paulo e foi designer da premiada produtora Lobo. Passou a dedicar-se a seus quadrinhos, e após alguns prêmios e muito sucesso, já é extremamente conhecido no mundo das HQ’s dentro e fora do país. Hoje é também diretor da Paranoid BR, uma gigante da publicidade.
Ganhador do Eisner Award, Rafael Grampá foi diretor de animação e motion graphics, e despontou no universo dos quadrinhos com a sua primeira Graphic Novel, “Mesmo Delivery”. A obra foi publicada nos EUA, Brasil e Itália e lhe rendeu diversos convites para as grandes editoras, como a DC, Marvel e Dark Horse Comics.
Conhecido pela sua narrativa cinematográfica, hoje é um dos nomes dos quadrinhos mais respeitados internacionalmente, passando de forma criteriosa por todos os processos de produção de suas histórias (criação do roteiro, desenhos e coloração). No seu portfólio destacam-se também trabalhos como Hellblazer e Wolverine.
Dono de um traço bastante detalhista, Grampá trata seus quadrinhos de forma muito cinematográfica. A influencia de séries de TV da sua infância, como  ”Além da imaginação” está extremamente presente em Mesmo Delivery, até mesmo os comerciais que cortavam o programa em pedaços serviram como referência. Talvez de forma até sem querer o conceito deu certo, uma adaptação para o cinema de Mesmo Delivery já está certa.
Para termos uma ideia do artista que temos representando nossa bandeira, em 2010 Grampá foi convidado pela editora americana Marvel Comics para criar uma história para a antologia Strange Tales 2, dando a ele liberdade total de criação. Grampá escreveu e desenhou a história “Dear Logan“,  que foi considerada por muitos como “a melhor história do Wolverine de todos os tempos”. Com essa história de oito páginas, Grampá se tornou o primeiro brasileiro a escrever um roteiro para a Marvel Comics a ser publicada nos Estados Unidos.
Atualmente o artista escreve -com o escritor brasileiro Daniel Pellizzari- e desenha a série Furry Water and The Sons of The Insurrection para a editora americana Dark Horse Comics e escreve o roteiro da adaptação para o cinema de Mesmo Delivery, que terá direção de Mauro Lima, diretor do filme Meu Nome Não É Jhonny.
A outra novidade na prancheta de Grampá é ainda mais importante para os fãs de quadrinhos. Ele vai ser o primeiro brasileiro a criar e a ilustrar uma HQ do Batman para a DC Comics. A história faz parte de um projeto maior e secreto da editora para 2013 e do qual outro brasileiro, Rafael Albuquerque, também faz parte.
Se gostou, curta seu facebook, e siga-o no twitter… agora vamos dar uma olhada em mais algumas das artes desse Jovem Artista brasileiro?
Rufo em ação em Mesmo Delivery (Desiderata)
 
estudioimg.wordpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário