domingo, 3 de março de 2013

雛祭り Hina-matsuri!!

O Dia das Meninas, que acontece todo dia 3 de março, no Japão, teve diversas comemorações por todo o território nipônico. Neste dia, costuma-se pedir que as meninas cresçam com saúde e consigam arranjar um bom casamento, quando crescerem.
Conhecido também como Hinamatsuri, a data tem como ritual a montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan, onde são dispostas bonecas, que representam a família imperial, os serviçais e os músicos.
Todos vestidos com trajes tradicionais do período Heian (794 - 1185). Mas em Tóquio, meninos e meninas, vestidos com trajes típicos japoneses, montaram um altar vivo.
Já a companhia aérea JAL resolveu inovar e fez um vôo especial com suas funcionárias mulheres. O único homem da tripulação era o piloto.
A empresa tem 81 mulheres que trabalham na manutenção dos aviões, 31 atendentes de bordo e 4 co-pilotas. Segundo a companhia, é possível que uma mulher seja promovida a capitã de vôo, mas ainda não há uma data prevista.
Hina Matsuri no Brasil
Os brasileiros também poderão sentir a alegria dessa festa. Isso porque o Pavilhão Japonês, em São Paulo, organizará o 5º Festival Hinamatsuri, nos dias 7, 8 e 11 de março, das 10h às 17h.
O evento terá exposição de kokeshi, bonecas tradicionais japonesas de madeira, e dois conjuntos de Hinadan. A música fica por conta da apresentação de koto com o Grupo Seiha da professora Tamie Kitahara.
Os visitantes ainda poderão participar de oficinas de origami e oshibana (arte com flores desidratadas e prensadas), brincadeiras tradicionais e ter a chance de tirar fotos vestindo quimonos tradicionais.
Confira agenda
UM POUCO MAIS
O Festival de Bonecas (雛祭り Hina-matsuri), ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa, que ocorre no dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês. Plataformas com panos (緋毛氈 hi-mōsen) vermelhos em degraus são dispostas para expor as bonecas (雛人形 hina-ningyō), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian.

Disposição

Primeira plataforma

Um boneco do Imperador com duas servas.
A fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador (お内裏さま O-Dairi-sama) e a Imperatriz (お雛さま O-Hina-sama). (Dairi significa Palácio Imperial, Hina é menina ou princesa). As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.

Segunda plataforma

O segundo degrau traz três senhoras da Corte (三人官女 San-nin kanjo). Entre elas há um recipiente.

Terceira plataforma

No terceiro degrau estão cinco músicos (五人囃し Go-nin bayashi). Cada segura um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.

Outras plataformas

Na quarta, quinta e fileiras mais baixas uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros (ががく Zuijin), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário