sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Top 10: mascotes dos games!!




10º Sackboy - Sony


A Sony tem uma relação bem conturbada com mascotes, principalmente por grande parte dos personagens escolhidos pela empresa serem de jogos de produtoras terceirizadas, que acabavam em outras plataformas. Tentativas foram feitas com Crash Bandicoot, depois com o dragão Spyro e até com a dupla Ratchet & Clank e o mão-leve-guaxinim Sly Cooper.

Aí chegou LittleBigPlanet e o SackBoy, um personagem carismático o bastante para nos fazer esquecer grandes nomes como Sonic e Mario por alguns minutos. Aliás, o próprio jogo que ele protagoniza é um exemplo de como lidar com mascotes: conteúdo adaptável e altamente identificável pela maioria dos jogadores.
Apesar de disputar o título de mascote da empresa com Kratos, de God of War (que entra na lista como menção honrosa, junto com Donkey Kong e Gordon Freeman), SackBoy tem todas as qualidades que um mascote precisa e representa melhor a casa do PlayStation




Conker - Rare

O esquilo Conker pode não ser conhecido e ter tempo de estrada como os outros personagens dessa lista, mas estrelou um dos jogos mais transgressores, agressivos e divertidos da década passada: Conker's Bad Fur Day. Na trama completamente sem sentido, o esquilo - mais bêbado e boca-suja impossível - precisa ir para casa após uma noite de farra. No caminho, problemas como o sequestro da sua namorada, um rei-tigre que precisa do rabo dele, demônios que podem ser destruídos com mijo, referências cinematográficas e outros ingredientes que o transformaram em um clássico. Infelizmente o personagem hoje está no mesmo limbo onde repousa a Rare após ser comprada pela Microsoft.




Rayman - Ubisoft

O personagem sem braços e pernas foi a tentativa da Ubisoft de criar uma série de plataforma tão boa quanto Mario. O resultado pode não ter vindo na forma de sucesso absoluto, mas veio em qualidade. Rayman só protagoniza jogos divertidões, quase nostálgicos, que lembram os melhores momentos do encanador italiano, e de quebra ainda nos transportou lindamente direto para os anos 80 com o excelente Rayman Origins.




Pac-Man - Namco Bandai

Pac-Man é quase um símbolo de videogames, criado por Toru Iwatani para os arcades da época, após ver uma pizza sem uma das fatias durante um jantar com amigos. Depois disso, virou mania jogar o clássico "come-come", com uma jogabilidade absurdamente simples e viciante ao mesmo tempo. Era só comer as pastilhas do caminho e fugir do quarteto de fantasmas - os Galaxians.
O personagem também deu origem ao poderoso e lucrativo merchandising nos videogames, e virou arte de camisas, canecas, calça, e uma infinidade de outros produtos.




Master Chief - Microsoft


Certamente muitos reagiram com dúvidas quando a Microsoft anunciou que entraria no mercado de consoles, que na época era completamente dominado pelos japoneses. Apesar do sucesso do lançamento, o console só engrenou de verdade quando ganhou Halo, uma série de tiro futurista e espacial protagonizada por um espartano de armadura verde e personalidade silenciosa, exatamente como o Clint Eastwood dos primeiros faroestes.

O fato de nunca ter mostrado a cara, por exemplo, não o impediu de ser a estrela de uma das séries de games mais importantes da atualidade, além de aparecer em séries animadas, live action e livros.




Solid Snake - Konami

"Snake?! SNAAAAAAAKE" Quem nunca ouviu esse grito desesperado está perdendo um dos jogos mais inovadores e importantes de todos os tempos: Metal Gear Solid. Snake é um superespião que se infiltra em bases militares extremamente protegidas, livra o mundo de ameaças nucleares; e seu game ainda é palco de temas complexos, como terrorismo, biogenética, clonagem, e vários outros assuntos saídos diretamente da cabeça do genial criador da série, Hideo Kojima.




Mega Man - Capcom

Outra das séries que foi perdendo força com o tempo, o que não diminuiu a paixão de fãs pelo mundo. Mega Man é um personagem facilmente reconhecível, com uma série clássica com 11 jogos e vários spin-offs e jogos paralelos. O personagem é um robô de guerra criado pelo Dr Light, com o intuito de deter o ex-sócio de Light, Willy, que pretende utilizar os robôs criados por eles para dominar o planeta.

Impossível não se encantar com o jogo e os itens inovadores que compõe a armadura de Mega, além do cachorro-robô Rush. Um clássico inesquecível.




Link - Nintendo

The Legend of Zelda não é somente uma série inovadora, amada e importante para toda a indústria de games em sua história. Ela literalmente criou um estilo copiado à exaustão por milhares de jogos já lançados. A criação do inigualável Shigeru Miyamoto fez ainda mais, e se renovou jogo após jogo ao longo de quase três décadas e manteve sua essência intacta. Não é pouca coisa!

O protagonista, Link, não é só uma das figuras mais tarimbadas dos games - apesar de, vez ou outra, algum incauto o chamar de Zelda -, mas é também um dos heróis mais significativos de todas as mídias.




Sonic - SEGA

O ouriço azul da SEGA nasceu para bater de frente com Mario, e por algum tempo conseguiu cumprir sua tarefa com louvor, ao incluir velocidade alucinante e músicas extremamente bem compostas nos games de plataforma. Aí vieram os jogos 3D e Sonic começou a perder força, com jogos que, nem de longe, lembravam os melhores momentos do principal mascote da SEGA.

Atualmente a empresa deu um retorno digno ao herói, como nos melhores momentos do Mega Drive - em que a população de crianças a adolescentes se dividia entre fãs de Mario e Sonic - e lançou Sonic 4: Episode I & II. O jogo provou mais uma vez que Sonic é um dos personagens mais amados do mundo, e possui alguns dos fãs mais fieis que existem.




Mario - Nintendo

O maior personagem dos videogames em todos os tempos. Protagonista de alguns dos jogos mais vendidos da história. Mario foi o personagem que definiu os jogos de plataforma 2D (Super Mario Bros) e logo depois repetiu a dose no 3D, com Super Mario 64. Aí a Nintendo resolveu não ficar parada e lançou Super Mario Galaxy, e colocou os jogos de aventura em um nível artístico e estrutural quase inalcançável. Mario ainda realizou o sonho dos Beatles e na Grã-Bretanha é mais conhecido que Jesus Cristo entre crianças e adolescentes.

Para se ter uma ideia do fenômeno, segundo o VGChartz, Mario esteve em 170 jogos, que venderam 487,5 milhões de cópias - um fenômeno incontestável quase sem precedentes na história da humanidade.

gameworld.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário